Ezequiel de Souza Correa já está em Paris para os Jogos Paralímpicos 2024. Ele embarcou para a França no último domingo (18) e permanecerá lá até setembro. Zico, como é conhecido, é o primeiro atleta de Santa Catarina a representar o Brasil na modalidade de supino adaptado.
A expectativa é grande e a ansiedade agora começa a aumentar à medida que a prova se aproxima. O atleta ficará hospedado na vila olímpica e seguirá em preparação até o dia 6 de setembro, data marcada para a sua estreia nos jogos. “Não existe competição fácil. Todas são importantes, mas chegar no topo dá muito orgulho”, afirma. Zico irá competir na categoria até 72 quilos. No ano passado, ele chegou a subir para a divisão de 80 quilos, mas a convocação veio na classe da qual sempre teve mais afinidade.
Natural de Capivari de Baixo, Zico possui Hemimelia Fibular. Isto é, uma malformação congênita que pode gerar uma diferença de comprimento dos membros, deformidade nos pés e nos joelhos. Mesmo morando em outra cidade, ele mantém uma forte relação com São Bento do Sul. Foi aqui, há mais de 10 anos, que conheceu de fato o halterofilismo profissional através do Teles – observador do Comitê Paralímpico Brasileiro na época.
Jogos Paralímpicos
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 serão realizados entre 28 de agosto a 8 de setembro, e prometem reunir mais de 4,4 mil dos melhores atletas do mundo. Além de um evento esportivo, é uma oportunidade para chamar a atenção do mundo para o esporte e a deficiência, inspirar indivíduos, provocar mudanças sociais e promover oportunidades profissionais e esportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência.
Confira a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕