A Defesa Civil de Santa Catarina inaugurou na segunda-feira (29) a primeira estação meteorológica da região. O equipamento, instalado na localidade de Bateias de Baixo, servirá de apoio para cidades como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Garuva no monitoramento do clima. A tecnologia permite prever com maior precisão o volume de chuvas esperado para os próximos dias, além de auxiliar na observação de fortes ventos e demais temporais.
Cléo Machado, coordenador municipal da Defesa Civil falou sobre a importância do equipamento para a cidade e região. “Nós vamos estar atendendo São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra e Garuva. As informações para essas cidades vão sair daqui de Campo Alegre. É uma das mais modernas estações meteorológicas atuais. Antigamente, para medir a quantidade de chuva que caiu, dependia de um balde ou uma régua. Hoje não precisa mais. Esse equipamento, basta a chuva pingar naquele copinho e saberemos a quantidade de chuva e quanto vai chover. Hoje a precisão é de 98% em três dias. Para o pequeno e médio agricultor, e para todos os munícipes, será de grande utilidade”, ressaltou.
O vice-prefeito Tancredo Ronska (PP), que é técnico agrícola, comentou sobre o uso dos dados para os agricultores da região. “Temos agricultores que fazem essa medição em casa, com o copinho, e anotam tudo porque precisam. Acredito que com essas informações em tempo real e registradas, nosso município só tem a ganhar”, frisou. “Era um vácuo que a gente tinha. Não tínhamos uma informação precisa, agora vamos ter. O município vai ter as informações diariamente em sua estação meteorológica, um equipamento importante para proteção da população campo-alegrense”, completou Edival Pereira, coordenador regional da Defesa Civil.
Para o prefeito Rubens Blaszkowski (PSD), a operação da estação auxiliará não apenas Campo Alegre, mas toda a região e o Estado. “É um orgulho estar podendo inaugurar uma estação meteorológica em Campo Alegre, sabendo que é a única da região. Temos essa benesse de sermos os primeiros e com a precisão ser mais afinada para Campo Alegre. Isso é muito importante”, enfatizou.







