A sessão desta terça-feira (14) da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul foi marcada por tensões entre parlamentares. Um ofício protocolado pelos vereadores Joelmir Bogo (UB), Vilson da Silva (PL), Marcelo Quost (PL) e Luiz da Luz (PL) repudiou atitudes do presidente Gilmar Pollum (PL). Os vereadores governistas acusam o presidente de autoritarismo, por retirar projetos de pauta sem consultar o plenário, desrespeitando o Regimento Interno.
Um dos motivos foi a retirada, em sessão anterior, de projeto que trata do uso de maquinário público em terrenos de associações e outras entidades, após emenda de Pollum ter sido rejeitada, e pela retirada de outros projetos recentemente. Já o presidente argumentou que a retirada acabou ocorrendo porque havia pessoas inscritas para usar a tribuna popular e, se não fosse feita a retirada, não haveria tempo. Além disso, a sessão em questão havia sido antecipada para que os vereadores pudessem ir ao concerto da orquestra.
Após a leitura do ofício, Pollum também criticou a direção do PL são-bentense. Ele se diz vítima de perseguição política, pois não é convidado para reuniões partidárias e, em eventos da Prefeitura, nas poucas vezes em que é convidado, não tem espaço para falar em nome do Legislativo. “Vocês não têm brilho e trabalham para tirar o brilho de quem tem”, disparou. “Estão trabalhando para me calar, e não vou deixar”, emendou.
Tribuna livre
As discussões se estenderam à tribuna livre. Vilson da Silva rebateu o presidente, dizendo que, quando se cita descumprimento de Regimento Interno, não se está perseguindo ninguém. Também disse que ninguém nunca fez coação contra Pollum e que não adianta “se vitimizar”. Luiz da Luz também falou, citando que ocorreu um “ato impróprio”, e que agora seria momento de aceitar que foi um erro que aconteceu e seguir a vida.
Bogo classificou como “deboche do presidente” a situação, pois o Regimento Interno havia sido desrespeitado. Terezinha Dybas (PSD) lembrou que existem leis e regimento para ser cumpridos. Disse ser necessário nomear com urgência uma comissão de ética para tratar destas questões antes de chegar a plenário. Zuleica Voltolini (PP) disse que deve haver respeito e diálogo na Câmara.
Críticas do presidente
Pollum voltou a criticar a direção do PL e rebateu os vereadores. “Ninguém vota pela comunidade, vocês estão cheios de cargos comissionados. Eu não tenho rabo preso”, disse. Ele ainda citou que existem “figurinhas” e conversas em WhatsApp falando sobre ele e muitas delas possuem prints.






