A prefeitura de Anitápolis, município com cerca de 3,5 mil habitantes na Grande Florianópolis, foi vítima de um ataque cibernético que resultou no desvio de R$ 1,6 milhão nesta terça-feira (27). As transferências bancárias, realizadas sem autorização, afetaram verbas públicas, incluindo repasses do salário-educação e emendas parlamentares.
Segundo a prefeita Solange Back, os valores foram desviados para contas de empresas sem vínculo conhecido com o município — algumas sediadas em outros estados e outras em Santa Catarina. As contas invadidas pertencem à Caixa Econômica Federal, que já foi notificada, assim como outros órgãos de controle e investigação, incluindo o Tribunal de Contas do Estado e a Secretaria de Segurança Pública.
A Polícia Civil confirmou que trata o caso como furto virtual e abriu inquérito para apurar o crime. Por enquanto, as investigações correm em sigilo para não comprometer as diligências. A prefeitura também pretende acionar a Polícia Federal para reforçar a apuração e buscar o ressarcimento dos cofres públicos.
As informações são do portal ND Mais.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕