Atualizado às 13h30
A Prefeitura de São Bento do Sul decretou situação de emergência nesta quarta-feira (4) em decorrência das fortes chuvas que atingem o município. Em doze horas, a cidade acumula 74.4 mm de chuvas. Há chamados em atendimento em diversos bairros do município.
Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, há cerca de 250 famílias desalojadas e 80 pessoas desabrigadas recebendo suporte do município.
A Secretaria de Assistência Social está cadastrando as famílias desalojadas e desabrigados e há abrigo temporário instalado na Escola Básica Municipal Dalmir Pedro Cubas, em Serra Alta.
O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (GRAC) está mobilizado para as ocorrências e a Defesa Civil está realizando pronto atendimento aos chamados para pontos de alagamento e deslizamentos. Toda a equipe do Departamento de Trânsito Urbano (Detru) está em campo orientando o trânsito nos pontos mais críticos.
Um dos pontos mais afetados é Vila Schwarz, no bairro Serra Alta, onde as vias principais estão alagadas. Não há vítimas e os danos materiais estão sendo avaliados. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão atuando para a remoção das famílias.
O diretor da Defesa Civil, Vilmar Kravec, orienta que as pessoas que estão sendo atingidas pela água acionem as autoridades. Em caso de emergências, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou com o Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul pelo 193.
Expediente suspenso
O prefeito Antonio Tomazini assinou um decreto que suspende o expediente das repartições públicas municipais atingidas pelas chuvas. As atividades na Secretaria Municipal de Educação estão suspensas nesta quarta-feira por conta do alagamento no Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. O acesso aos visitantes no Parque dos Dinossauros, no Parque 23 de setembro, também está interditado.
Não há previsão de suspensão de aulas na Rede Municipal de ensino. O secretário de Educação, Josias Terres, citou que está em contato com as diretorias para avaliar ocorrências pontuais e necessidade de cancelamento. O setor de Assistência Social está concentrando no cadastros das famílias atingidas e, por isso, não há expediente nas unidades do CRAS.
Já na Saúde de São Bento, o atendimento dos postos pode ser afetado, mas não está paralisado, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Marques. Há alagamento na unidade de saúde da Urca e interrupção do atendimento na Vila Pilz, Rio Vermelho Estação, Rio Vermelho Povoado e ESF 10 – Serra Alta.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕