Prefeitura de São Bento atua para coibir vendas irregulares nas ruas

Constantemente, poder público recebe queixas da população acerca de vendedores que fazem uma abordagem invasiva e desagradável

• Atualizado 3 meses atrás.

A Prefeitura de São Bento do Sul segue atuando para coibir vendedores ambulantes no município. Através da Casa do Empreendedor, o município possui fiscais de posturas que estão diariamente atentos às vendas feitas nas ruas. Constantemente, o poder público recebe queixas da população acerca de vendedores que fazem uma abordagem invasiva e desagradável, com produtos que nem sempre estão regulamentados.

O espaço é público, entretanto, para fazer vendas, é necessário autorização. Quando não são registrados, os fiscais procuram os vendedores para orientar. “Os fiscais sempre utilizam a abordagem orientativa de primeiro momento, explicando as leis e orientando para regularização”, explica Kariana Pereira, diretora de Indústria e Comércio.

Caso o pedido não seja acatado, os produtos são apreendidos em uma nova abordagem, com a condição de serem liberados caso após a apresentação da nota fiscal, uma análise interna e detalhada, com apresentação de outros documentos, seja aprovada. Em caso de multa, também, a mercadoria só será liberada se o pagamento for efetuado.

A atitude visa proteger principalmente os consumidores, que não têm clareza sobre a procedência dos produtos oferecidos. Alimentos, por exemplo, precisam ser fabricados em boas condições de higiene, determinadas pela Vigilância Sanitária. Inclusive, Kariana pede que a população cuide com a compra de comida. “Alguns estão sem regulamentação porque estão sem procedência e sem controle da Vigilância Sanitária”, comentou.

Além de alimentos, há outros artigos que merecem atenção, como perfumes. Na última semana, inclusive, um grupo vendendo perfumes no Calçadão teve a mercadoria apreendida justamente por não haver regulamentação. Denúncias podem ser formalizadas na Casa do Empreendedor, através do telefone (47) 3631-6065.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

 

Últimas notícias

Relógio branco em cima de provas do Enem e uma mão com marca texto em cima de um caderno do lado
WhatsApp Image 2025-07-14 at 17.25
Diversas folhas de agrião dentro de tigela branca e espalhadas ao redor em cima da mesa
Pessoa passando produto na mecha de cabelo de uma mulher sentada e virada de costas
Xícara de chá sobre pires com gengibre fresco e fatias de limão-siciliano, acompanhada de potes de mel

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-13 at 18.26
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
montagem de fotos
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43

Notícias relacionadas