O prédio ocupado pela Escola de Música Donaldo Ritzmann e pela Fundação Cultural, a partir de agora, pertence à Prefeitura. Até então o imóvel era de propriedade da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). A doação ao município foi oficializada na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (18), quando foi aprovado o projeto que autorizava a incorporação da área no patrimônio público municipal.
Ao longo dos últimos 20 anos a Acisbs cedeu o espaço para a escola de música, por meio de um convênio firmado com o município. Nesta parceria, cabia à Prefeitura custear serviços de vigilância, roçadas e ajardinamento na atual sede da Acisbs. “Foi uma troca de favores. Durante os últimos 20 anos a Prefeitura realizou esses serviços como se fosse uma taxa de aluguel do imóvel. Agora pelos próximos 10 anos vamos dar continuidade nesses trabalhos, para ficar com a posse definitiva do prédio”, explica a presidente da Fundação Cultural, Cleusa Picolli.
Cleusa explica a escola está geograficamente bem posicionada na cidade, facilitando o acesso dos 468 alunos que vêm de todos os bairros e regiões. “Além disso, existem muitas coisas que precisam ser feitas. Como o prédio não era nosso, não poderíamos fazer inúmeros trabalhos de reparo e manutenção. Isso é muito importante já que também somos conhecidos como a cidade da música”, avalia.
No jornal impresso desta sexta-feira (22) há o histórico e mais detalhes do terreno e do imóvel.