O prefeito Alcides Grohskopf (PMDB) esteve ontem na sede da América Latina Logística (ALL), em Curitiba, onde protocolou um documento de consulta prévia para verificar a viabilidade da construção de um elevado sobre a linha férrea que corta o Centro da cidade. Grohskopf estava acompanhado do secretário de Planejamento e Meio Ambiente Ilário Froehner, do engenheiro e diretor do Samae de Rio Negrinho, Rubens Mühlbauer, e do consultor jurídico Giulian Telma e foi recebido pela diretora de Patrimônio Giana Marilisa Custódio e pelo coordenador de Relações Institucionais Marcelo Arthur Fiedler.
O prefeito disse que foi só o primeiro contato, mas que já dá continuidade ao grande projeto “Rio Negrinho do Futuro”, que visa revitalizar o tráfego na região central da cidade. “Entregamos um projeto arquitetônico para avaliação da ALL e, após o acerto da documentação, análise e parecer da área técnica, vamos dar sequência à elaboração do projeto estrutural e à busca de recursos para a construção”, disse o Grohskopf.
A diretora de Patrimônio afirmou que a empresa vê com bons olhos o projeto, porque acaba eliminando uma passagem de nível na cidade que é bem crítica. Disse que o Dnit, através do governo federal, pode disponibilizar recursos para esse tipo de obra municipal, desde que haja projeto.
Grohskopf aproveitou ainda para conversar sobre as melhorias de acessibilidade e pavimentação nas passagens de nível no município, que estão em péssimas condições, prejudicando o trânsito de automóveis, pedestres e de cadeirantes. “Não há necessidade de projetos, basta a emissão de um ofício por parte da Prefeitura para a empresa se programar e autorizar a interferência”, explicou Giana.
Alcides abordou a questão do Museu da Maria Fumaça e das casas antigas construídas ao longo da ferrovia, no Centro da cidade. Giana aconselhou o prefeito Alcides a entrar em contato com a Secretaria de Patrimônio da União para então definir ações. “Queremos deixar Rio Negrinho cada vez mais bonita, já que nosso carro-chefe do turismo é a maria-fumaça”, concluiu o prefeito Alcides.