Prefeitas e prefeitos se reúnem em Brasília nesta semana

Iniciativa quer fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal

• Atualizado 1 anos atrás.

acontece-sc-26612.jpg

O Governo Federal realiza esta semana em Brasília evento onde pretende reunir os novos prefeitos e prefeitas, num encontro intitulado “A cidade que queremos está em nossas mãos”. A iniciativa da Presidência da República, com a coordenação da Secretaria de Relações Institucionais, além de apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) quer fortalecer o diálogo federativo e incentivar a cooperação entre os municípios e o Governo Federal.

A ação acontece também durante nova fase do governo Lula, que procura reverter índices baixos de popularidade e apresentar uma nova imagem, mais próxima da sociedade. E a “boa parceria” com os gestores municipais é decisiva para as pretensões políticas de quem já mira 2026.

Repasses
Conforme dados da Fecam, apenas em 2024, um total de R$ 18,83 bilhões foram repassados a SC e seus 295 municípios. Desse montante, R$ 5,26 bilhões foram destinados ao governo estadual, enquanto R$ 13,57 bilhões seguiram para as administrações municipais. Por isso, a capacitação em programas e estratégias para captação de recursos se torna relevante.

Habeas negado
O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do STJ, não concedeu habeas corpus ao ex-vereador de Florianópolis Maikon da Costa, preso preventivamente em agosto de 2024, a pedido da Polícia Civil, por suspeita de coação, perseguição, calúnia, difamação, injúria e crimes contra a honra contra integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Cartórios
Os Cartórios de Imóveis do Brasil estão operando nova plataforma tecnológica que permitirá que magistrados indisponibilizem apenas os bens específicos de devedores em processos judiciais. A Central Nacional de Indisponibilidade de Bens (CNIB), que recebe em média 15.483 em SC, permite que o restante do patrimônio do devedor possa seguir disponível.

Homenagem
O presidente do TCE, Herneus De Nadal, convidou o Balé Bolshoi para apresentação durante a solenidade de recondução ao cargo, na terça-feira (11), como forma de homenagear o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, de quem foi amigo e líder de governo na Alesc por oito anos. Luiz Henrique foi o responsável por instalar, em Joinville, a única sede da companhia de dança fora da Rússia no mundo.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Deputado Mauricio Peixier (PL) foi o autor da lei de equiparar pessoas com fibromialgia às Pessoas com Deficiência (PCD) (Foto: Marcello Miranda)
Caso o Brasil passe de fase e jogue em horário comercial, os trabalhadores serão dispensados sem necessidade de retorno. (Foto: Prefeitura de São Bento do Sul)
Vítima foi encaminhada ao Hospital e Maternidade Sagrada Família para atendimento - Foto: Redação
Boulevard Copa
MIX - Revitalização do Calçadão - FOTO Elvis Lozeiko (2)

Mais lidas

Rose - ORAL SIN
acidente grave
Silvia Rêgo - Larissa Hirt (4)
WhatsApp Image 2026-06-05 at 12.55
PM já estava no local quando os bombeiros chegaram para prestar atendimento (Foto: Ricardo Otto)

Notícias relacionadas