Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Práticas para promover o bem-estar dos pacientes

• Atualizado 1 anos atrás.

Desde 2019, todas as abordagens multidisciplinares à saúde passaram a ser centralizadas no Centro Municipal de Práticas Integrativas (Cempics) do bairro Centenário.

Hoje, alguns atendimentos também são realizados num espaço na área central, conforme encaminhamento feito pelas unidades de saúde, na intenção de promover cada vez mais o bem-estar físico, mental e emocional das pessoas e estimular o autocuidado.

O Cempics trabalha com condutas como acupuntura, auriculoterapia, terapia floral, reiki, fitoterapia (plantas medicinais) e aromaterapia. Em quatro anos, mais de 6,9 mil pacientes tiveram oportunidade de usufruir dos serviços.

É importante ressaltar que essas práticas não substituem a medicina tradicional, mas podem ser utilizadas em conjunto com os tratamentos convencionais como um adicional, dependendo da situação clínica de cada pessoa e levando em consideração diversos aspectos.

A fitoterapia, por exemplo, segundo a farmacêutica e responsável pelo programa Farmácia Viva, Ana Carla Prade, atualmente conta até com alguns protocolos relacionados à saúde mental.

A acupuntura, no caso, é muito procurada para auxiliar no alívio da dor e pode trazer benefícios ao paciente oncológico diante dos efeitos colaterais das quimioterapias e outros sintomas associados à doença.

A maior procura está relacionada à auriculoterapia. Inclusive, segundo a profissional, essa técnica tem gerado resultados bem interessantes para problemas associados à insônia, dores de cabeça, questões intestinais e ansiedade.

As sessões de Reiki, logo, representam uma oportunidade valiosa para os pacientes que nunca tiveram contato com a prática ou que estão em busca de um ambiente de relaxamento, de escuta e acolhimento. Neste caso, podem ser viabilizadas até duas sessões por pessoa.

Absenteísmo
Os pacientes podem solicitar atendimento nas práticas integrativas diretamente na unidade de saúde, e os profissionais (médicos e enfermeiros), reconhecendo a necessidade de um cuidado complementar, realizam o encaminhamento. Não é possível, portanto, fazer o agendamento direto.

No momento, o maior desafio enfrentado pelo Cempics é o absenteísmo, ou seja, quando os pacientes não comparecem às consultas ou sessões agendadas.

Somente no período de janeiro de 2022 a setembro de 2023 foram registradas 881 faltas ligadas a diversas especialidades, desperdiçando vagas e comprometendo a assistência a outras pessoas que necessitam. E esses números sucedem por vários motivos, como a falta de conhecimento da prática e de seus benefícios.

Para acupuntura, por exemplo, há uma lista de espera composta por 546 moradores, de acordo com a enfermeira Sandra Trein. E o não comparecimento sem aviso prévio faz com que o acesso a essa prática atrase ainda mais.

A fisioterapeuta e técnica de enfermagem Keli Pauli, lembra que o Cempics oferta declaração de comparecimento, visto que o atendimento ocorre em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Assim, o paciente consegue justificar a ausência no trabalho.

Referência
Existem 8.239 estabelecimentos de saúde na Atenção Primária ofertando atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares nos municípios brasileiros.

As PICS estão presentes em 54% dos municípios, distribuídos pelos 27 estados e Distrito Federal e todas as capitais brasileiras. Isso torna o Brasil referência mundial na área.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

notas de falecimento
acidente BR-101 (PRF)
MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas