População se une contra a criação de Parque Nacional do Quiriri; entenda os motivos

Audiência pública foi realizada nesta terça-feira (16) para tratar da proposta do governo federal

• Atualizado 4 meses atrás.

População e Prefeitura são contrários à criação de um parque nacional na região do Quiriri (Foto: Luzardo Chaves / A Gazeta)

Na manhã desta terça-feira (16), cerca de 60 moradores e proprietários de áreas, a maior parte produtiva, do interior de Campo Alegre, lotaram o Espaço Cultural Syrlei Maria Neumann Johanson para debater a proposta de criação do Parque Nacional Serras do Araçatuba e Quiriri, promovida pela Autarquia ICMBio – Instituto Chico Mendes. O prefeito Rubens Blaszkowsky (PSD) abriu o evento ao lado da comunidade, reforçando sua posição contrária, destacando preocupações compartilhadas com os presentes.

Coube aos representantes do instituto, Érico Kawano e Rafael Rodrigues Machado, uma ampla explanação sobre estudos ambientais e sociais que indicam a região como prioritária para conservação, citando planos nacionais e estaduais.​ Foram repassadas as informações sobre o andamento do projeto e os resultados colhidos até o momento, ficando claro o interesse em, de fato, transformar uma grande área em reserva nacional que passaria a ser intocável.

O procurador jurídico da Prefeitura, Manolo Del Olmo, criticou as desapropriações federais, apontando valores irrisórios que levam a judicializações demoradas, que em alguns casos demoram até 30 anos para a realização de pagamentos justos, e um rombo de R$ 30 bilhões em precatórios pendentes por conta de outras ações semelhantes. Ele questionou a capacidade do ICMBio de gerir o parque, comparando-o com o maior parque americano e referência mundial, o Parque Yellowstone, que tem mais funcionários que todos os 75 parques brasileiros somados, e defendeu APAs existentes, como Campos do Quiriri e Rio Turvo, mas que também seguem sem plano de manejo atualizado.

Agricultores e pecuaristas, como Lucimar Hoff, temem perda de produção agrícola e familiar, essencial para a sobrevivência de muitas famílias e que tem como destino abastecer a alimentação escolar. Destaca que muitas famílias estão há décadas em áreas já preservadas em mais de 80% do território municipal e sempre cumpriram com o seu papel de zelar pelo Meio Ambiente.​

Com os agricultores
O vice-prefeito Tancredo Ronscka (PP) enfatizou que produtores locais preservam sem precisar de penalidades, com apenas 20% da área cultivada em 50 mil hectares totais. Políticos como o senador Esperidião Amin (PP) e o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), já se manifestaram contra em Brasília e pelas redes sociais. Moradores veem a proposta como ameaçadora e corroboram a fala do Procurador Jurídico da Prefeitura que trata a medida “imperialista”, pois, se aprovada, será instituída por decreto presidencial.

Próximos passos
O ICMBio planeja etapa analítica com consultas em cinco municípios (Campo Alegre, Joinville, Garuva, esses em Santa Catarina, e Tijucas do Sul e Guaratuba, no Paraná), visando consulta pública mais amadurecida. A prefeitura prioriza plano de manejo para APAs atuais, provando preservação sem necessidade de criação de um Parque Nacional. A resistência cresceu após a reunião, inconclusiva para muitos, ampliando temores de abandono ambiental futuro.

Últimas notícias

Prefeitura de São Bento
Incêndio em carreta
Memorial PET
Notas de falecimento (site) (5)
GABRIELA ANGHEBEN (3)

Mais lidas

Paulo Eduardo Frick
grave acidente em Rio Mandioca
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430-1-1
Nelson Habowsky
Divulgacao

Notícias relacionadas