A ponte existente na Estrada Paulo Dums, na localidade de Ponte dos Vieiras, em São Bento do Sul, precisou ser interditada nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Obras. Equipes do Departamento de Trânsito (Detru) estiveram no local e constataram que a estrutura apresentava perigo aos usuários, sinalizando e interditando a mesma. Nesta sexta-feira (9), equipes da secretaria devem se deslocar até o trecho da estrada para atuar na recuperação da ponte.
A estrutura ficou comprometida visto ao grande número de veículos que tem utilizado a rota, principalmente caminhões carregados. “Aconteceu esse desgaste pelo intenso fluxo de caminhões, já que o pessoal está desviando por causa daquela reforma que está acontecendo na BR (em Rio Negrinho). São caminhões grandes e bem carregados que passam por lá e essas pontes não são projetadas para um fluxo tão grande de veículos e de tanto peso”, explica Laércio Chaves, secretário de Obras do município.
A estrutura cedeu e gerou um desnível no terreno. “Não chegou a quebrar, só deslocou um pouco. Está toda montada, não quebrou viga nem prancha. Vamos providenciar os materiais e no máximo até sábado queremos ver se deixamos ela concluída novamente”, disse Laércio.
Por conta disso, o local precisou ser sinalizado e o trânsito restringido. “Sinalizamos e deixamos o material nas duas cabeceiras da ponte pra ninguém romper a sinalização, e o serviço começa nesta sexta-feira (9)”, comentou. “Essas pontes do interior não são para esse trânsito pesado, não sabemos estimar o peso dos caminhões, mas o trânsito foi bem pesado na região”, completou o secretário.
Desvios e sinalização
O objetivo, conforme Chaves, é retomar a sinalização nas pontes existentes no interior do município. “Vamos fazer um trabalho junto ao Detru e voltar como era antigamente, colocar placas limitando o peso nessas pontes do interior. Isso tira um pouco da responsabilidade de estar sempre respondendo por essas questões, pois sabemos que o pessoal é imprudente também”, enfatizou.
Com isso, uma nova rota possível de desvio é pela Estrada Paraná sentido a igreja de São Cristóvão. Depois, entrar à direita na estrada do Passa Facão e chegar até o bairro Industrial Norte, em Rio Negrinho. Outras rotas de desvio das obras, ambas pela BR-280, é pelo acesso a antiga estrada Dona Francisca, no bairro Lençol, ou pela Penitenciária Industrial, na rua Miguel Hubl. Ambas ligam a rodovia ao bairro Pinheirinho, em Rio Negrinho.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕