A Polícia Militar de Santa Catarina realizou nesta segunda-feira (18) a solenidade de passagem de comando da 2ª Companhia do 23º Batalhão de Polícia Militar. O comando, que até então estava sob responsabilidade do capitão Cleverson Kalil de Souza, passa agora ao capitão Lucas Ferreira Bélico. O evento ocorreu no auditório do Sest Senat, no bairro Industrial Norte, e reuniu autoridades civis e militares, policiais da ativa e da reserva, familiares e convidados.
Durante a cerimônia, o capitão Kalil fez um balanço dos cerca de cinco anos e meio em que esteve à frente da companhia. Ele destacou ações de policiamento ostensivo, operações policiais, barreiras de fiscalização, programas preventivos e investimentos em estrutura e tecnologia para o município. Segundo Kalil, mais de mil ocorrências envolvendo prisões foram registradas no período, resultado de um trabalho integrado entre equipes da Rádio Patrulha, Patrulha Rural, Proerd, redes preventivas, Agência de Inteligência e Central Regional de Emergências.
Durante a solenidade, o coronel Luiz Cavassin destacou a importância institucional da passagem de comando e relembrou antigos comandantes que passaram pela companhia ao longo dos anos. Ele afirmou que cada oficial contribuiu de maneira significativa para o fortalecimento da segurança pública no município. Ele também reconheceu o trabalho desenvolvido por Kalil durante o período em que esteve à frente da companhia, ressaltando o crescimento da produtividade operacional da unidade e o comprometimento da tropa.
Novo comando
O novo comandante rio-negrinhense é natural de Curitiba, Paraná. Ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina em 2015 e concluiu o Curso de Formação de Oficiais em 2017. Bacharel em Direito, possui especializações em ações integradas de defesa, polícia comunitária e qualificação de membros natos, além de experiências em Florianópolis, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul. Antes de assumir o comando em Rio Negrinho, Ferreira atuava na 1ª Companhia do 23º Batalhão da Polícia Militar, em São Bento do Sul.
Mais detalhes sobre o balanço da gestão de Kalil, investimentos na corporação e os avanços destacados durante a solenidade podem ser conferidos na edição impressa desta terça-feira (19).





