Terça-feira, 24 de junho de 2025

Polícia desarticula tráfico de animais com documentos falsos em Jaraguá do Sul

Operação desarticulou um comércio clandestino de aves como papagaios, araras, maritacas e periquitos.
Por:

• Atualizado 4 horas atrás.

Documentos falsos eram usados para inserir os animais no mercado formal (Foto: PF/ PM / Divulgação)

Um esquema de falsificação de documentos para “legalizar” animais silvestres capturados irregularmente foi alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Militar Ambiental em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. A ação ocorreu nesta segunda-feira (23), com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal.

A operação, batizada de “Protectio Psittacinorum” (expressão latina que significa “proteção dos psitacídeos”), foi deflagrada para desarticular um comércio clandestino de aves como papagaios, araras, maritacas e periquitos. De acordo com a investigação, um suspeito vendia kits de “legalização” com notas fiscais falsas que davam aparência de origem legal a animais capturados da natureza.

As investigações começaram em dezembro de 2023, quando as autoridades identificaram a atuação do grupo em redes sociais e aplicativos de mensagens. Os documentos falsos eram usados para inserir os animais no mercado formal, simulando que eram provenientes de criadouros autorizados.

O material era comercializado com compradores de diversos estados brasileiros. Segundo a PF, o objetivo era permitir o transporte e venda dos animais sem a autorização dos órgãos ambientais competentes, driblando a fiscalização e alimentando o tráfico de fauna.

O suspeito de envolvimento no esquema foi alvo de busca em uma residência de Jaraguá do Sul. A polícia investiga crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos públicos e privados, além de crimes contra a fauna. O material apreendido será periciado para reforçar as provas da investigação.

As informações são do portal NSC Total.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

neve-planta-1300x867
mulher de cabelo preso, camiseta preta e apontando para o braço
Jovem usando camisa xadrez e adereço de festa junina no cabelo, com o cabelo trançado e usando óculos com um milho na mão e com decoração de festa junina na parede do fundo
Sopa de agrião com abobrinha em um prato branco em cima de uma mesa de mármore

Mais lidas

Abordagens boate
WhatsApp Image 2025-06-22 at 11.38
WhatsApp Image 2025-06-18 at 12.59
Balao-cai-em-Praia-Grande-no-Sul-de-SC-e-deixa-mortos-e-feridos-944x531
Notas de falecimento (site) (1)

Notícias relacionadas