O uso de uma bandeira do Império Germânico no desfile da 40ª Schlachtfest, realizado neste sábado (7), segue repercutindo. Nas redes sociais, circulam fotos e vídeos de um Ford 1929 com a bandeira em sua traseira, e informações relacionando a mesma ao nazismo, período extremista que causou a morte de milhões de pessoas durante o contexto da Segunda Guerra Mundial.
O delegado regional Gil Rafael Ribas, por meio da Polícia Civil de São Bento do Sul, informou que o caso em questão será investigado. “A Polícia Civil informa que possui pleno conhecimento das notícias que vem sendo veiculadas em redes sociais sobre uma suposta alusão ao nazismo durante o desfile da Schlachtfest, no último dia 07/09, e está averiguando as circunstâncias fáticas para apreciação se há ou não indícios de fato delitivo”, cita nota divulgada à imprensa.
Vale lembrar que a apologia do nazismo usando símbolos nazistas, distribuindo emblemas ou fazendo propaganda desse regime, é crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão (Lei 7.716/1989).
Veja mais reportagens sobre o assunto:
– Museu do Holocausto se manifesta sobre bandeira no desfile em São Bento
– Professora de Rio Negrinho que mora na Alemanha fala sobre a polêmica da bandeira
– Grupo que desfile com bandeira emite nota: “Cuidado antes de repostar mensagens”
– Ginástico esclarece polêmica sobre bandeira em desfile da Schlachtfest
– Nazismo? Bandeira usada no desfile é do Império Germânico, dizem organizadores
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕