Pode vender ou consumir bebidas alcoólicas no dia das eleições de 2024?

Como não é uma previsão da legislação eleitoral, cada estado pode tomar uma decisão em relação a isso

• Atualizado 4 meses atrás.

Santa Catarina decidiu não aplicar a Lei Seca nas eleições municipais de 2024, que serão realizadas neste domingo (6), permitindo a venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da votação. Segundo o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff, a medida não foi adotada porque, historicamente, o consumo de álcool no estado não tem causado grandes problemas durante as eleições.

Já no Paraná, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) havia inicialmente proibido o consumo e venda de álcool no domingo de eleição, mas voltou atrás após reunião com entidades do setor gastronômico, como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar). O secretário estadual de Segurança Pública, Hudson Teixeira, explicou que a decisão foi revogada por questões econômicas, e garantiu que o policiamento será reforçado nos locais de consumo.

Com isso, nas cidades da região – São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Piên – o consumo de bebidas alcoólicas será liberado no dia da votação.

A chamada “Lei Seca”, que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na véspera e no dia da eleição, não está prevista na legislação eleitoral, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A adoção dessa medida fica a critério de cada estado.

Informações são do portal G1.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Trânsito
pexels-cottonbro-10466266-1536x1024-1-2
Recipiente de madeira com sementes de linhaça
Trabalhador-papanduva-Foto-Arquivo-Pessoal-944x531
Uma variedade de nozes e castanhas em tigelas de madeira

Mais lidas

Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Reunião Sindusmobil
Rafael de Andrade Fonseca

Notícias relacionadas