Ainda enquanto prefeito em exercício, Edimar Geraldo Salomon (PP) emitiu decreto regulamentando uma lei de sua própria autoria enquanto vereador, em 2013. Trata-se da legislação que estabelece normas para o chamado Sistema de Resgate Histórico de São Bento do Sul, o qual tem como objetivo incluir placas com o primeiro nome histórico em logradouros públicos municipais. A ideia é, também, que gradativamente todas as placas recebam a nomenclatura original, em logradouros com mais de 500 metros de extensão.
Conforme o decreto de Salomon, a Secretaria de Obras e a Secretaria de Planejamento devem elaborar e manter um cadastro atualizado dos logradouros. O governo municipal também pode estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas para viabilizar a implantação da lei. As placas devem ser confeccionadas em aço inoxidável, com no máximo 0,40 centímetros de largura x 0,25 centímetros de altura, com fundo azul escuro e letras brancas.
Exemplos
O prefeito em exercício cita a Rua Felipe Schmidt e a Rua Jorge Lacerda, no Centro, como exemplos. Antigamente, a vias se chamavam “Gültzow” e “Slomann”, respectivamente, segundo ele.
Na edição impressa desta segunda-feira (28), foi tratado ainda do projeto “Adote um Logradouro Público”, para quem quiser colaborar com o Sistema de Resgate Histórico de São Bento do Sul.