O município de Piên tem evoluído em diversas áreas, incluindo a saúde. A cidade alcançou o 1º lugar entre os municípios da Região Metropolitana no ranking de Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil 2023.
Neste ano, no primeiro quadrimestre, o município obteve a nota 9,77, enquanto no segundo quadrimestre, de maio a agosto, alcançou a nota 10. A cidade lidera na região metropolitana, está em 14º lugar entre os 399 municípios do Paraná e ocupa a 38ª posição na Região Sul.
Instituído pelo Ministério da Saúde em 2019, o Programa Previne Brasil avalia as cidades em relação a indicadores de saúde desde 2020. Esses números são usados para classificação e determinação do repasse mensal de verbas públicas para as prefeituras.
O programa monitora sete indicadores de saúde, incluindo consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Além de classificar os municípios, o Previne Brasil visa estruturar um modelo de financiamento focado em ampliar o acesso aos serviços da Atenção Primária e fortalecer o vínculo entre população e equipe, baseando-se em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e profissionais pelas pessoas assistidas.
Assim, conforme o município atende aos requisitos do programa, recebe mais recursos para investir na saúde, melhorando o atendimento à população.
Leia a matéria completa na edição do jornal impresso desta segunda-feira (20).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕