Pesquisa ao Governo de Santa Catarina mostra Jorginho Mello e João Rodrigues na liderança; veja o resultado

Levantamento contratado pela Associação Catarinense de Jornais mostra como está a disputa

• Atualizado 26 dias atrás.

Pesquisa mostra como está a intensão de votos para os pré-canditados ao governo de SC (Foto: Divulgação)
Pesquisa mostra como está a intensão de votos para os pré-canditados ao governo de SC (Foto: Divulgação)
Pesquisa mostra como está a intensão de votos para os pré-canditados ao governo de SC (Foto: Divulgação)

Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), contratada pela Associação Catarinense de Jornais (ACJ), a qual o A Gazeta é associado, aponta como está a corrida pré-eleitoral para o Governo de Santa Catarina. Realizada de forma presencial, domiciliar e em pontos de fluxo populacional, entre os dias 9 e 13 de julho, com 1.050 entrevistados de 54 municípios de Santa Catarina, nas regiões da Grande Florianópolis, Norte, Serra, Sul, Vale do Itajaí e Oeste, com eleitores de 16 anos ou mais, a pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95%.

Para o diretor do Instituto de Pesquisa Catarinense, Renato Rampinelli, a pesquisa mostra o cenário atual, que pode mudar ao longo dos próximos meses, quando a campanha eleitoral começar efetivamente. “Lembrando que a pesquisa é uma fotografia do momento. Ela retrata um recorte do atual pensamento do catarinense a respeito do processo eleitoral deste ano. E o que a pesquisa está mostrando nesta pré-campanha? Hoje, ela mostra um favoritismo para o Jorginho? Mostra. Mas a eleição não é hoje, ela é daqui a dois meses e meio, e até lá muitos fatores podem acontecer, que podem manter esse quadro, mas também podem alterá-lo. Vai depender de como será todo esse processo até a eleição”, comenta Rampinelli.

De acordo com os dados apresentados pelo IPC, hoje Jorginho Mello (PL) seria reeleito governador do Estado em dois cenários: na Pesquisa Espontânea, quando o entrevistado responde sem receber opções de resposta, e na Estimulada, quando precisa escolher um nome dentro de uma lista oferecida.

Reeleição na Estimulada
Na pesquisa Estimulada, o IPC perguntou: “Se a eleição para governador do Estado fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?”. O atual governador Jorginho Mello (PL) aparece com 53,3% das intenções de voto, seguido de João Rodrigues (PSD), com 26,2%.

Os demais nomes apresentados somam 12% dos votos, sendo Gelson Merísio (PSB) com 8,6%, Lais Chaud (UP) com 1,7%, Ralf Zimmer (PRD) com 0,9% e Marcelo Brigadeiro (Missão) com 0,8%. Não souberam responder 4,9% dos entrevistados, enquanto brancos e nulos somaram 3,7%. De acordo com o IPC, por causa dos arredondamentos, os percentuais dos resultados podem não somar 100% ou apresentar variação de um ponto percentual para mais ou para menos.

Espontânea tem 16 nomes
Quando os entrevistados tiveram a oportunidade de responder à pesquisa sem uma lista prévia de pré-candidatos, 16 nomes foram lembrados e, mais uma vez, o atual governador de Santa Catarina aparece em primeiro lugar.

Ao serem questionados: “Se a eleição para governador do Estado fosse hoje, em quem você votaria?”, os resultados foram os seguintes: Jorginho Mello foi lembrado por 42,7% dos entrevistados; 29% não souberam responder; 18,5% citaram João Rodrigues; e 4,4% responderam “nenhum”. A lista segue com Gelson Merísio (2,8%), Lais Chaud (0,8%), Décio Lima (0,5%), Adriano Silva (0,2%), Marcelo (0,2%), Carlos Bolsonaro (0,2%), Ralf Zimmer (0,2%), Renan Santos (0,2%), Mateus (0,1%), Carlos Moisés (0,1%), Esperidião Amin (0,1%), Daniel (0,1%), Fabricio (0,1%) e Jean (0,1%).

Dados da pesquisa
Ao que dispõe a Resolução TSE nº 23.600/2019: na divulgação dos resultados de pesquisa, serão obrigatoriamente informados:

– Coleta de dados: 09 a 13/07/2026
– Margem de erro: 3 p.p. para mais ou para menos
– Nível de confiança: 95%
– Número de entrevistas: 1.050 entrevistados
– Empresa contratada: IPC – Instituto de Pesquisa Catarinense.
– Contratante: Associação Catarinense de Jornais
– Número de registro da pesquisa: BR-09576/2026 e SC-09951/2026

Confira na edição impressa desta quarta-feira (15) a pesquisa completa, com os índices de rejeição, de decisão de voto e outros dados do levantamento.

Últimas notícias

WhatsApp Image 2026-08-10 at 13.39
WhatsApp Image 2026-08-10 at 11.24
WhatsApp Image 2026-08-10 at 14.07
Acontece SC 1
WhatsApp Image 2026-03-24 at 11.23

Mais lidas

WhatsApp Image 2026-08-05 at 10.45
O capotamento ocorreu na Rua Alfredo Klimek, enquanto a colisão aconteceu na Rua Barão do Rio Branco (Foto: BBM)
corpo de bombeiros
fraude imobiliária
WhatsApp Image 2026-08-06 at 18.02

Notícias relacionadas