O prefeito Fernando Tureck (PMDB) esteve na rua Ludgerus Weihermann, no Parque Mariane. A via recebeu 198 novos tubos para resolver problemas de alagamentos que acabavam atingindo casas na rua paralela, a Harald Bruno Endler. O secretário de Obras, Osmar Telma, o chefe de Gabinete, Pedro Ivo Diener, e o diretor de Obras, Dirceu Buttechewitz, também estiveram no local.
“Com esta obra de tubulação resolve-se mais um problema antigo que trazia muitos transtornos para os moradores”, destacou Tureck. “São tubos que irão resolver o problema da água que acabava passando sobre um terreno baldio, caindo diretamente na frente de algumas casas da Harald Bruno Endler”, frisou Telma. Além dos tubos, foram construídas novas bocas-de-lobo.
Dona Francisca
De acordo com o secretário de Obras, Osmar Telma, nesta próxima semana inicia a dragagem e desassoreamento no bairro Dona Francisca. “Lá faremos uma obra bastante emblemática. Creio que vamos precisar de uns 15 dias de trabalho”, adianta. Desde o mês passado também os bairros Centenário, Mato Preto e Colonial receberam trabalhos de limpeza de rios e córregos para prevenir o impacto das chuvas.
Rio Banhados
A Secretaria de Obras também retomou ontem a dragagem e desassoreamento do rio Banhados, no bairro Serra Alta. Várias ações de limpeza de córregos e rios em diferentes bairros tiveram início em dezembro visando a evitar alagamentos durante o período de verão, quando as chuvas são mais fortes. “Na última chuva forte tivemos um susto muito grande, parecia que a água ia entrar em nossa casa, mas com essa limpeza ficamos mais tranquilos”, elogia a moradora Irmalinda Brüske. “Os trabalhos devem seguir durante toda a próxima semana”, explica o diretor de Obras, Vilmar Grosskopf.