Domingo, 6 de abril de 2025

Pais e vereador comentam sobre a falta de professores em Campo Alegre

Por meio de nota, secretária Marli Souza informou que o município conta com diversos profissionais que residem em outras cidades

• Atualizado 3 dias atrás.

O vereador campo-alegrense Ernani dos Santos (PSD) usou a palavra livre da sessão da Câmara de Vereadores para falar sobre a falta de professores nas unidades escolares do município. Segundo ele, algumas escolas estão há dias sem profissionais e as justificativas da Secretaria de Educação são inúmeras. Ele citou ainda que deverá acionar o Ministério Público para verificar o assunto.

Ernani disse que foi procurado por professores que aguardam serem chamadas nos processos realizados pela prefeitura. “Tivemos poucas contratações. Vários professores entraram em contato comigo, foi feito processo seletivo emergencial e os professores não foram contratados ainda. Peço a prefeita que verifique isso da melhor forma possível. Estou cobrando isso não só como vereador, mas como pai, minha filha está sem professor na creche”, frisou.

Ele conta que já procurou a Secretaria de Educação, mas nada foi feito. “Vamos estar buscando junto ao Ministério Público. É 30 dias, daqui a pouco são 60 dias, é o processo de alfabetização e nossas crianças não podem ficar fora desse processo. Aí depois dizem que o IDEB baixou, mas o mínimo que o governo pode dar não está dando”, desabafou.

Sem atendimento
Duas mães de alunos procuraram A Gazeta para falar sobre o assunto. “Temos desde o berçário que está sem professores até as séries finais. Quando questionamos sobre o assunto, simplesmente dizem que não é culpa de direção, nem da secretaria e nem das autoridades maiores. Como pais perguntamos o porquê da falta de professores contratados, se já estamos na metade de março?”, indagou.

A situação vem se repetindo em várias escolas e creches, segundo essas mães. “Meus filhos estudam na Paulo Fuckner e na creche Vicente Pazda”, disse uma delas. “Estamos sem professores, atendentes e atendimento especializado para crianças com alguma necessidade especial”, completou a outra.

Uma das mães, moradora de Fragosos, conta que possui uma filha no pré 1 em período integral. “Ela só tem uma professora, que é de Educação Física. No mais, eles estão sendo assistidos pela coordenação e por atendente de sala, o que não é correto. Uma criança nessa fase precisa de base de alfabetização”, ressalta.

O que diz a secretaria
Por meio de nota, a secretária Marli Souza informou que o município conta com diversos profissionais que residem em outras cidades. “Considerando que há muito tempo nosso município conta, em seu quadro, com diversos profissionais de outros municípios, e que as dificuldades encontradas no início de cada ano letivo estão acentuadas por conta dos diversos concursos públicos que ocorreram na região e no próprio município, esse fato tem ocasionado uma rotatividade de pessoal tanto na nossa cidade quanto nas outras”, cita.

Por conta disso, ela comenta que os profissionais têm sido convocados na medida em que são solicitados ao setor de RH da prefeitura. “Após as convocações, são respeitados os direitos e os prazos para que estes se desliguem de outros trabalhos e providenciem a documentação para assumir a vaga. Por vezes ocorrem desistências e novo servidor precisa ser convocado, até suprir as vagas em aberto. A Secretaria de Educação, com a equipe pedagógica e administrativa, juntamente com a direção e coordenação das escolas, estão empenhados e dando suporte às unidades escolares que se encontram com faltas de profissionais”, comunicou Marli.

Leia a matéria completa no jornal impresso desta segunda-feira (18).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas