Pacientes de São Bento reclamam de viagens e atraso nos atendimentos de saúde em Brusque

Conduta foi interpretada por usuários como descaso
Por:

• Atualizado 7 horas atrás.

Secretaria de Saúde tem encaminhado pacientes para atendimento em outros municípios (Foto: Larissa Hirt / A Gazeta)

Nos últimos dias, têm sido intensas as reclamações de pacientes de São Bento do Sul direcionados para atendimentos em Brusque. Muitos chegam cedo, mesmo com horário marcado, e aguardam por horas na fila. Há casos de pessoas chegando às 7 horas, com agendamento marcado para as 8h30, mas sendo atendidas somente depois das 14 horas.

A situação se agrava no caso de pacientes com diabetes, que não podem permanecer longos períodos sem se alimentar. Ainda assim, precisam esperar nos corredores do hospital, sem poder se ausentar, sob risco de perderem a vez na fila, caso não estejam presentes no momento da chamada, são realocados para o fim da lista ou perdem a consulta. Além do desconforto com a distância de São Bento do Sul até Brusque, que já era motivo de reclamações, os pacientes agora enfrentam também o transtorno da espera pelo atendimento.

Um dos casos recentes envolve um paciente que tentou registrar reclamação na Ouvidoria da Prefeitura. A resposta, porém, foi de que não seria possível registrar a manifestação, já que o atendimento ocorre em unidade fora da gestão municipal. A conduta foi interpretada por usuários como descaso: a Prefeitura apenas encaminha os pacientes para outras cidades e não oferece qualquer suporte diante de problemas no serviço.

O que diz a Prefeitura
Após ser procurada pela reportagem de A Gazeta na manhã desta terça-feira (15), a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Bento do Sul encaminhou uma nota sobre o assunto. Confira na íntegra:

“A Prefeitura de São Bento do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer os apontamentos divulgados em relação aos encaminhamentos de pacientes para atendimento em outros municípios, especialmente Brusque.

Antes de tudo, é importante destacar que o Sistema Único de Saúde (SUS) funciona com base em uma lógica de regionalização e hierarquização dos serviços, ou seja, alguns atendimentos especializados e de média e alta complexidade são organizados de forma regional, com base em estruturas e prestadores habilitados pelo Governo do Estado de Santa Catarina ou pelo Ministério da Saúde.

Quando um paciente de São Bento do Sul é encaminhado para um município como Brusque, isso ocorre por determinação do Sistema de Regulação Estadual (SISREG), que define o local de atendimento conforme a disponibilidade de vagas, prestadores contratualizados e especialidades disponíveis. A escolha do local não é feita pela Prefeitura de São Bento do Sul, e sim pela regulação estadual.

Entendemos que longas distâncias e tempos de espera impactam o bem-estar dos pacientes, especialmente aqueles em situação mais vulnerável, como os portadores de doenças crônicas. Por isso, o município realiza todos os esforços possíveis para garantir transporte seguro, organizado e humanizado, com veículos próprios e terceirizados, frota renovada e profissionais capacitados.

Com relação às reclamações sobre a demora no atendimento e estrutura oferecida nos locais de destino, reforçamos que essas situações devem ser direcionadas à Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, responsável por fiscalizar os prestadores contratados. No entanto, reconhecemos a importância de melhorar a comunicação e vamos reforçar a orientação para que pacientes recebam todas as informações necessárias, inclusive como registrar uma manifestação junto ao Estado.

A Prefeitura de São Bento do Sul compartilha da preocupação da população quanto à qualidade e à proximidade dos atendimentos. Seguimos trabalhando em busca de alternativas e dialogando com o Estado para melhorar a rede regional de saúde e ampliar a oferta de serviços em nossa cidade, dentro dos limites legais e estruturais do SUS.

Nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de São Bento do Sul”


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

carrata-desgovernada-invade-empresa-e-deixa-tres-feridos-em-vargeao-em-sc-5
WhatsApp Image 2025-07-15 at 15.01
Sopa de cebola em um recipiente de porcelana branca com pão tostado com queijo derretido em cima
WhatsApp Image 2025-07-15 at 13.23
Jovem segurando livro e apontando para fórmula matemática escrita em lousa

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-13 at 18.26
montagem de fotos
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43

Notícias relacionadas