A morte de uma mulher em São Bento do Sul acendeu o alerta para o avanço dos casos de meningite em Santa Catarina. Com 53 anos de idade, ela é uma das sete vítimas fatais no Estado neste ano, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), que divulgou um alerta destacando a importância da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.
Em São Bento do Sul, conforme a assessoria da Prefeitura, as vacinas estão disponíveis em todos os postos, enquanto a BCG para recém-nascidos (que protege contra a meningite tuberculosa) pode ser encontrada no Posto do Centro. Segundo a assessoria, no município ocorre também a chamada “busca ativa” para a vacinação, inclusive durante os procedimentos para matrículas e rematrículas na rede de ensino.
Lembrando que também existem as chamadas medidas preventivas não farmacológicas, tais como manter ambientes ventilados, lavar as mãos com frequência ou usar álcool em gel, desinfetar superfícies e objetos de uso comum, higienizar utensílios e brinquedos e, por fim, evitar compartilhamento de copos, talheres e outros itens pessoais.
A diretora do Centro de Vigilância à Saúde (CVS) de São Bento do Sul, Silvana Bianco Bauer, esclarece que a mulher que faleceu no município era moradora de Joinville. De acordo com ela, o óbito foi registrado em São Bento porque a vítima foi transferida pelo Estado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Sagrada Família.
Grave
“A meningite é uma doença grave, de evolução rápida, que se caracteriza pela inflamação das membranas que recobrem o sistema nervoso central. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, fungos e agentes não infecciosos, como traumatismos”, divulgou, em nota, a Dive/SC.
“As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos”, continuou o órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde.
No caso da doença meningocócica, que é uma causa específica de meningite, os relatórios oficiais apontam para 36 casos confirmados no território catarinense. Assim, há um aumento do número de ocorrências em anos recentes, pois foram contabilizados 14 casos em 2021, outros 26 em 2022, mais 30 ocorrências em 2023 e 28 casos no ano passado.
Sintomas
Sintomas como febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, vômitos e manchas vermelhas ou arroxeadas na pele indicam possível gravidade. Alterações de comportamento, como confusão, sonolência e dificuldade de despertar, também merecem atenção. Em bebês, sinais como irritação, falta de apetite e cansaço podem ser as únicas manifestações.
Tratamento
A Dive ressalta, ainda, que o tratamento é feito com o uso de medicamentos antibióticos, procedimento que auxilia também a prevenção da ocorrência de outros casos a partir do mesmo portador. Ou seja, trata-se de uma doença contagiosa. “Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes”, afirma o Ministério da Saúde.






