Operador de São Bento do Sul vence competição nacional de patrola em Santa Rosa do Sul

Patroleiro conquistou o título na Expoenote

• Atualizado 1 meses atrás.

Operador de patrola, Palhano comemorou a vitória (Foto: Divulgação)

O operador são-bentense Márcio Palhano, conhecido como Palhano Patroleiro, garantiu o primeiro lugar na 4ª Expoenote – Encontro de Operadores de Terraplanagem, realizada no último fim de semana no Parque da Polvilhana, em Santa Rosa do Sul. O evento é considerado o maior do gênero no Sul do Brasil e reuniu 47 competidores de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

A competição contou com provas nas categorias motoniveladora, retroescavadeira, escavadeira hidráulica e pá carregadeira. Representando São Bento do Sul, Palhano destacou as dificuldades técnicas enfrentadas na disputa. “A maior dificuldade nessa prova foi a máquina, porque todos os comandos eram no joystick, o que foi novidade para muitos. Era desafiador operar com essa tecnologia, que dificilmente chega aos órgãos públicos devido ao custo elevado”, disse o operador.

Ele comemorou o resultado e ressaltou o crescimento do evento. “Foi gratificante subir mais uma vez no pódio representando nossa cidade. O evento começou como um almoço de operadores e hoje virou uma competição gigante. Além de competir, foi uma oportunidade de conhecer pessoalmente amigos que eu só acompanhava pelas redes e ampliar o networking”, conta Palhano.

Após a conquista, o operador já se prepara para o próximo desafio: o campeonato nacional de operadores de terraplanagem, marcado para março de 2026, em Aracaju (SE), que deve reunir cerca de 300 competidores de todo o país.

Como funciona
Os desafios da Expoenote testam a precisão técnica e o controle emocional dos participantes. Cada competidor deve executar tarefas que simulam situações reais de trabalho, como nivelamento e escavação, no menor tempo possível. O regulamento prevê penalizações por falhas, e além de técnica e agilidade, o evento exige resistência e concentração. Os operadores passam horas competindo sob pressão, com atenção constante aos comandos e à segurança das operações.

São Bento terá 1º Desafio de Operadores
Nos dias 8 e 9 de novembro, São Bento do Sul também sediará o 1º Desafio de Operadores, dentro da programação da Expo São Bento, no Parque da Cidasc. O evento, com entrada gratuita, contará com praça de alimentação, parque de diversões, exposição de máquinas agrícolas e linha amarela, além de shows com Sangue Latino, Rafael Mello, Pamela Costa, Grupo Marca, Emerson e Pri, e a bandinha Chucrute Elétrico.

Márcio Palhano faz parte da organização local e destaca que a iniciativa busca valorizar os profissionais do setor e aproximar o público das máquinas e tecnologias da área. “Será uma grande celebração do trabalho e da força dos operadores. A ideia é trazer para São Bento esse mesmo espírito de integração e competição saudável que vimos na Expoenote”, afirmou.

Últimas notícias

caes-em-situacao-critica-levam-tutor-a-prisao-em-joinville-1
Ladrao-morre-eletrocutado-ao-tentar-furtar-fios-de-deck-em-Balneario-Camboriu-944x531
VANDERLEI E LUCIANO - Zuciane (1)
acidentes-final-de-semana-SC--944x531
Protagonista de

Mais lidas

acidente 27 Curvas em São Bento
carro pega fogo nas 27 curvas
grave acidente 27 curvas
grave acidente (2)
AULAS - Cristiano Estrela Divulgação

Notícias relacionadas