Uma forte onda de calor atinge regiões do Brasil, como Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, a partir desta quarta-feira (12), com previsão de duração até o dia 21 de fevereiro. A Climatempo aponta que no Rio de Janeiro, e em partes de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Piauí, os termômetros podem atingir quase 40°C. Além dessas áreas, o Paraná, São Paulo e o Espírito Santo também serão impactados por altas temperaturas.
Com base na Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), as altas temperaturas podem gerar sensação térmica de até 70°C em algumas capitais, embora as projeções indiquem uma baixa probabilidade disso acontecer devido à umidade do ar.
A sensação térmica resulta da combinação da temperatura com a umidade, e varia conforme essas condições. Em locais com 38°C e 60% de umidade, a sensação pode alcançar 55°C, enquanto em áreas com 41°C e 40% de umidade, pode chegar a 53°C. Ou seja, não se trata apenas da temperatura, mas também da umidade do ar no local no mesmo horário. Quanto mais alta a umidade e a temperatura, maior será a sensação de calor.
A Organização Meteorológica Mundial define uma onda de calor como temperaturas 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos.
Para evitar problemas de saúde, é recomendável:
– Manter-se hidratado;
– Evitar longos períodos de exposição ao sol das 10 às 16 horas;
– Utilizar roupas leves e protetor solar regularmente;
– Buscar assistência médica em casos de tontura e náusea.
Informações são do portal CNN Brasil.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕