Para quem faz parte da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, no Centro, a manhã do dia 30 de novembro foi marcante e simbólica. No bosque, houve o plantio das oliveiras, espaço que vem sendo construído na lateral da Igreja Matriz. O que tornou o momento ainda mais especial foi que alguns fiéis, líderes das comunidades, pastorais e movimentos escreveram seus nomes e os depositaram em um vaso, que, em seguida, foi enterrado em uma das oliveiras pelas mãos do padre Odilo Levinski, o sacerdote mais experiente da paróquia, e por Lucca Pscheidt, o menino “Bentinho”.
O gesto solene também fez parte das comemorações pelos 120 anos da chegada dos padres dehonianos ao município e pelos 100 anos do falecimento do fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, padre João Dehon.
De acordo com o pároco Luciano Toller, a escolha das oliveiras, consideradas árvores sagradas desde antes do cristianismo, foi feita por seu significado histórico e espiritual. Elas são descritas no Apocalipse como as duas testemunhas que sempre estão em pé diante do Senhor. Além disso, a oliveira é conhecida por sua durabilidade e pela produção de óleo usado em rituais de unção.
“Uma oliveira pode viver até 5 mil anos. Agora elas serão um marco sagrado religioso para nosso bosque, lembrando a brotação que cresce e as raízes que fortalecem a nossa comunidade, assim como o povo e os sacerdotes devem ser nesta cidade”, disse o pároco.
A cerimônia contou com o selamento de um vaso de aço, com parafina derretida, no qual estão os nomes de pessoas que estão colaborando para o desenvolvimento do bosque, como os Desbravadores e também fiéis que se dedicam, de forma direta ou indireta, ao projeto. Além dos nomes, o vaso contém duas partes de um evangelho extraído de uma antiga Bíblia do padre Fidélis Tomelin.
Segundo o pároco, as duas oliveiras plantadas simbolizam, respectivamente, o povo de São Bento do Sul e os sacerdotes da Congregação. Uma tem em torno de 70 anos e a outra, 50, e ambas foram generosamente doadas por um benfeitor que contribuiu com o valor necessário para a aquisição das árvores. A previsão é que o bosque fique pronto no ano que vem.
Ajude
Quem deseja contribuir com a construção do bosque, pode fazer a doação, independente do valor, para a chave Pix pfin20@diocesejoinville.com.br.
No jornal impresso do dia 5 de dezembro, você confere mais detalhes sobre as obras no bosque.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕