Dois locais bastante atingidos pelas chuvas ocorridas há pouco mais de um ano em Rio Negrinho aguardam decisões judiciais para que possam ser iniciadas ou continuadas. Os casos, conforme explica o coordenador da Defesa Civil, Fábio Tureck, se referem a recuperação de um trecho da Rua José Zipperer Neto, no bairro Ceramarte, e também a Rua Luiz Scholtz Filho, na Vila Nova.
Em outros dois locais – na Rua Henrique da Silva, na subida para o Ginásio do Briskão, e na Rua Floriano Wantowski, no Ceramarte – as obras prosseguem.
Na rua José Zipperer Neto, para a qual está previsto também a construção de um muro de contenção para a recuperação lateral da via, a obra já foi licitada, porém aguarda liberação judicial para iniciar. De acordo com o procurador jurídico Anderson Godoy, será feito uma perícia na via.
“Até já foi designado o perito judicial. Um dos moradores locais entrou com mandado de segurança questionando a obra e a extensão da reparação dos danos para a prefeitura indenizar os prejuízos do deslizamento nos imóveis”, explicou.
Luiz Scholz Filho
Outra questão que continua sem previsão de um desfecho é a recuperação da rua Luiz Scholtz Filho, no bairro Vila Nova, que está com um trecho interditado. Os problemas da via perduram por quase uma década, sendo que os primeiros registros são de 2014.
As obras de contenção aconteceram em 2019, à época também com recursos da Defesa Civil Nacional, mas a via voltou a apresentar problemas logo no início de 2021. Com as intensas chuvas registradas no começo de 2023, os problemas somente aumentaram.
De acordo com o procurador Anderson Godoy, o município espera a decisão do Juiz para o caso. “Foi feita perícia no local e ele deve determinar a questão de responsabilidade. A empresa alega força maior para o dano, no caso as chuvas, e a gente alega que a garantia teria que cobrir, eles negam”, explicou.
A obra de contenção de 2019 foi executada pela empresa Fator 3 Engenharia e Consultoria, com investimentos de R$ 1,5 milhão e garantia de cinco anos.
Leia a matéria completa no jornal impresso de quarta-feira (14).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕