O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou uma nova resolução que permite multar motoristas que estiverem com som alto no carro, independentemente do volume ou frequência, desde que esteja audível do lado externo do carro e perturbando o sossego público.
A regulamentação ainda diz que alguns barulhos como buzinas e alarmes, veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade ou veículos de competição e de entretenimento público, desde que autorizados, são exceções quanto à fiscalização do som alto.
Quem infringir a lei receberá uma multa considerada grave, cujo valor é de R$ 127,69, e ainda perderá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Vale lembrar que, a partir de novembro, este valor salta para R$ 195,23, quando passa a valer o reajuste previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
No jornal impresso de sexta-feira (28), policiais comentam a medida e dão mais detalhes a respeito da fiscalização. Há também a opinião do administrador da loja Som Ponto Com.