Um projeto nascido em 2010 em São Bento do Sul está se tornando um dos maiores festivais de acordeon do mundo. Somente neste ano o Acordeon Festival já passou por 14 cidades, e no dia 29 de setembro volta a São Bento do Sul para glorificar todo o sucesso, trazendo o maior acordeonista do mundo, o francês Richard Galliano.
O evento está sendo tratado como especial, haja vista que o francês raramente vem para o Brasil. “Vai coroar o ano com uma apresentação máxima do instrumento”, exaltou o organizador e também acordeonista Leandro Panneitz.
Em 2009, Richard veio para uma turnê no Brasil. Fã da música e do instrumento, Panneitz acompanhou três concertos do maestro, em Curitiba, São Paulo e Porto Alegre. “Isso me inspirou a fazer esse tipo de evento. E um ano depois foi idealizado e já com ótimo público, que elogiou muito o formato e as atrações”, comenta o organizador, reforçando os motivos do motivo da edição ser especial.
O grande nome
Para o mundo do acordeon, assistir um espetáculo do maestro francês Richard Galliano é o mesmo que ver grandes ícones se apresentando. “Se for comparar aos outros estilos, no pop seria ver as monstruosas performances de Michael Jackson, no rock seria ver Eric Clapton com sua guitarra magica, dentre tantos outros exemplos”, compara Panneitz.
Segundo o organizador, Richard é considerado pela crítica mundial por duas décadas como o acordeonista mais completo no instrumento que abrange a composição, interpretação e também a improvisação.
Ingressos limitados
O primeiro lote de ingressos está sendo comercializado somente nesta semana, até domingo (18), por R$ 40. Em São Bento do Sul, na secretaria do Ginástico, Padaria São Bento e Jornal A Gazeta. Em outras cidades, está disponível através da internet, pelo site www.sympla.com.br, buscando pelo evento Acordeon Festival Especial Richard Galliano. A partir da próxima semana, entrará o segundo lote, por R$ 50. No dia do evento não é garantido que terá ingressos disponíveis, devido à capacidade do salão. O evento será realizado na Sociedade Ginastica e Desportiva São Bento, e inicia pontualmente às 20h25.
Outros instrumentos e músicos
Na mesma noite, também vão se apresentar os acordeonistas Luiz Carlos Borges (Rio Grande do Sul), João Pedro Teixeira (Paraná), Nonato Lima (Ceará), Worell e o próprio Panneitz. “Ainda teremos convidados ilustres, que entrarão em harmonia com o acordeon”, avisa o promotor dos shows.
Da França, considerado o melhor violinista do mundo atualmente, Bertand Cervera tocará com Galliano. Os parentes bandoneon, de Marcio Brosowsky, e harmônica, de Felipe Harp, demonstrarão um tema fantástico, além do acompanhamento de violão feito por Rafael Sluminsky.