Parlamentares catarinenses se manifestaram em apoio a Jair Bolsonaro logo após a Procuradoria-Geral da República encaminhar a denúncia pela suposta tentativa de golpe de Estado. O senador Esperidião Amin (PP) usou a tribuna do Senado para classificar de “criativa” a peça jurídica, para depois dizer que está originada no “ódio”. A deputada federal Carol de Toni (PL) diz que é “uma estratégia orquestrada para destruí-lo politicamente”.
Júlia Zanatta (PL) destacou: “A denúncia é mais um triste episódio da perseguição política que estamos sofrendo”. Daniel Freitas reforçou: “Bolsonaro foi acusado de um crime que não cometeu, justamente no dia em que uma pesquisa mostrou a sua total liderança para as eleições de 2026”. Gilson Marques usou a nota da bancada do Novo: “Nossa defesa é pelo fortalecimento das instituições, e não por seu uso arbitrário para sufocar adversários”.
Governador
O governador Jorginho Mello publicou nas redes sociais sua manifestação de solidariedade e apoio ao ex-presidente da República: “Eu estou do lado certo. E Santa Catarina também. Golpe é tirar o maior nome de oposição à esquerda das eleições. Já vimos isso em países vizinhos que se transformaram em ditaduras falidas”, disse o chefe do Executivo de SC.
Copacabana 16/03
Jair Bolsonaro divulgou, antes mesmo da apresentação da denúncia, vídeo convidando apoiadores para ato no dia 16 de março, em todo o país, com a pauta: “Liberdade de expressão, segurança, custo de vida, fora Lula 2026 e Anistia, já”. Após a divulgação da ação da PGR, a manifestação ganhou mais força. O ex-presidente estará em Copacabana, no Rio.
Veículos
Avança na Alesc o projeto de lei do deputado Jessé Lopes (PL) que institui o Programa de Regularização de Débitos de Veículos Automotores (PRDVA) e permite o pagamento de débitos em atraso por parte de motoristas e proprietários de veículos por meio de sistemas de pagamento eletrônico, como o PIX. O PL será analisado por 4 comissões antes de ir a plenário.
Escola do Legislativo
O deputado Mauro De Nadal (MDB) assume a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira após sua segunda passagem pela presidência da Alesc. Nadal destacou que o objetivo da instituição é atender os catarinenses. “Essa é a nossa missão. Formar cidadãos, discutir políticas e ajudar no desenvolvimento do nosso estado”.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕