Domingo, 13 de abril de 2025

O alerta que vem das escolas

Em 2024, foram registrados 7,7 mil casos de violência dentro das escolas públicas catarinenses

• Atualizado 3 dias atrás.

16% dos casos envolvem violência física (Foto: Divulgação / PJM)

O Núcleo de Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre), órgão que atua junto à Secretaria de Estado da Educação, apresentou levantamento com dados que chamam a atenção: de um total de 7,7 mil casos de violência dentro das escolas públicas catarinenses em 2024, 16% dos casos envolvem violência física, 11% violência verbal e 3,5% prática de bullying.

O cenário ameaçador exige ações imediatas, antes de vermos nova tragédia acontecer. Presidente da Comissão de Educação e Cultura Alesc, a deputada Luciane Carminatti (PT) destaca a necessidade de se ampliar o suporte emocional aos estudantes além da identificação das situações de risco. “A escola deve ser um espaço seguro de aprendizagem e socialização. Não podemos permitir que o medo e a violência comprometam o futuro de nossas crianças e adolescentes”, ressalta a parlamentar.

Indígena
O Projeto de Decreto Legislativo 540/24, da deputada Daniela Reinehr (PL-SC), susta três decretos de demarcação de terras indígenas, uma na Paraíba (Potiguara de Monte-Mor) e duas em SC (Morro dos Cavalos e Toldo Imbu). Segundo a parlamentar, houve controvérsias nos procedimentos que resultaram na homologação, que ferem a Lei do Marco Temporal.

Consequência
O PDL de Daniela Reinehr está em análise na Câmara dos Deputados. A parlamentar quer assegurar que as decisões sobre demarcação respeitem os princípios constitucionais de segurança jurídica, contraditório e ampla defesa. O que a sociedade espera é que não atrasem ainda mais as discussões sobre intervenções no Morro dos Cavalos, tão necessárias à segurança de todos.

Golpe
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou investigação da PF sobre os crimes do chamado golpe do falso advogado, que atingem cidadãos em todo o País, sobretudo os que aguardam pagamentos judiciais, como precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV). O pedido foi encaminhado pela OAB de SC.

SC Day
A Fiesc anunciou mais uma edição do SC Day, evento focado em divulgar as potencialidades catarinenses. Voltado aos setores de máquinas e equipamentos elétricos e máquinas agrícolas, o SC Day vai acontecer entre 7 e 10 de julho em Bogotá, na Colômbia, com a presença do governador Jorginho Mello.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2024-04-09 at 15.53
Abertura Copa Gazeta - Jonei (9)
Mormaii
PADRE LUCIANO - Zuciane Peres (6)
Reunião Gabinetr - ACTs (1)

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas