Foram retomados nas últimas semanas os trabalhos dos núcleos setoriais da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne). Um desses núcleos – o Comunitário de Combate às Cheias – já trabalha a todo vapor para colocar uma série de iniciativas em prática no decorrer de 2024.
A primeira delas, explica a coordenadora Patrícia Berkenbrock Valandro, será a realização de mais um Fórum de Hidrologia, previsto para ocorrer entre o fim de fevereiro e início de março. “Já temos algumas ações elencadas”, destaca a coordenadora.
O fórum terá um caráter técnico que possa aprofundar as discussões sobre as cheias, possibilitando resultados estruturantes e principalmente não estruturantes. Outra ação já programada para esse ano é a segunda etapa do programa de Mapeamento de Risco da Área Urbana, desenvolvido em parceria com a Udesc.
Outro projeto que deverá ser retomado em 2024 trata da criação de um Marco das Cheias, projeto que será construído em frente à Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, na Rua Jorge Zipperer, bem no Centro do município.
Além disso, no final de 2023 o núcleo foi procurado por representantes da empresa WD Automação, visando uma parceria na criação de uma plataforma para oferecer informações relacionadas ao nível do rio, pluviometria e gerando dados que auxiliem a população na tomada de decisão em momentos de eventos de cheia.
A coordenadora destaca ainda que para este ano está prevista uma visita a nascente do rio Negrinho para o entendimento da bacia hidrográfica, além do relevo e vegetação que predominam na região.
Por fim, em parceria com o Núcleo de Meio Ambiente da Acirne, o Núcleo de Combate às Cheias já trabalha na realização de mais uma tradicional limpeza do rio Negrinho, evento que acontece anualmente com o apoio de várias entidades dos setores público e privado e voluntários.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕