A segunda Promotoria de Justiça de Rio Negrinho, juntamente com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) de Joinville, e com apoio do GAECO do Paraná, efetuaram na sexta-feira (17) novas buscas e apreensões de bens relacionados ao caso do ex-secretário Municipal de Finanças de Rio Negrinho, Dimas Kocan. Atualmente, ele está preso por um desvio de mais de R$ 3,3 milhões da Prefeitura rio-negrinhense. O réu está recorrendo da sentença e segue preso no Presídio Regional de Mafra.
Segundo o Ministério Público, nessa nova etapa, foram apreendidos um automóvel Jeep/Renegade e uma motocicleta Honda/CG 125 Fan, que estavam nas cidades de Irineópolis/SC e Manfrinópolis, no Paraná. Ambos haviam sido comprados com verbas públicas que o réu desviou da Prefeitura. O automóvel Jeep/Renegade foi localizado na posse de um pastor, que era amigo do réu e residente em outro município. Após a apreensão, os veículos foram removidos para o pátio da prefeitura, onde aguardarão a elucidação do processo.
Desde outubro de 2023, essa foi a quinta etapa de recuperação de bens e valores que o réu subtraiu dos cofres do município. O total recuperado até o momento é de aproximadamente R$ 3 milhões, valor muito próximo do desviado pelo ex-secretário – o crime aconteceu entre setembro de 2022 e outubro do ano passado.
Pena aumentada
Ainda de acordo com a Promotoria de Justiça, Kocan teve sua pena aumentada. Dos iniciais 19 anos, 3 meses e 2 dias pela condenação de peculato e falsidade ideológica, ele também foi condenado por lavagem de dinheiro. A pena total das três condenações é de 24 anos, 3 meses e 2 dias.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕