A quarta edição do Total Combat, realizada no sábado (12), levou fãs das Artes Marciais Mistas (MMA) até a House Bar (antiga Hunter Bar). Organizado pelas academias Gaviões e Falcão, o evento contou com oito confrontos e reuniu os melhores lutadores de MMA da região.
Os organizadores destacam que o público ficou um pouco abaixo da expectativa, mas nada que diminuísse o brilho. Foi a primeira vez que o evento foi realizado em uma casa de shows, com o octógono profissional instalado em frente ao palco, possibilitando a criação de espaços VIP e a utilização de camarotes, com melhor visualização. A logística e estrutura funcionaram muito bem, conforme a organização. Por isso, uma nova edição do Total Combat deve ocorrer ainda neste ano, novamente em uma casa de shows, mas com melhorias para o público.
Luta principal
A última e principal luta da noite envolveu o são-bentense Marcos Carvalho de Lima, o Marcão, que enfrentou o lutador Júnior, de Balneário Camboriú. Marcão acabou derrotado pelo seu adversário, por finalização, aos quatro minutos do primeiro round. Porém, o lutador explica que teve uma desvantagem no confronto, válido pelo meio-pesado. Ele chegou pesando os 93 quilos exigidos, enquanto seu rival bateu 110 quilos na balança.
Os vencedores
Renan (Falcão) x Cleitinho (Gaviões) – 54 quilos
Felipe (Falcão) x William (Gaviões) – 57 quilos
Alexandre (Falcão) x Gustavo (Major Vieira) – 66 quilos
Luco (Falcão) x Marcos (Major Vieira) – 68 quilos
Adam (Gaviões) x Edivaldo (Falcão) – 74 quilos
Pato (Gaviões) x Josias Luco (Falcão) – 70 quilos
Maurício (Gaviões) x Lincoln (Bal. Camboriú) – 77 quilos
Marcão (Gaviões) x Júnior (Bal. Camboriú) – 93 quilos
Com a diferença de peso, Marcão não precisaria ter subido ao octógono para enfrentar seu adversário, já que a regra permite o cancelamento da luta quando um dos competidores não bate o peso. Porém, em respeito ao público do evento, Marcão conta que decidiu aceitar a luta, mesmo 17 quilos mais leve que o adversário.
Ele destaca que perdeu mais de 10 quilos nas últimas semanas de preparação para o evento, e que estava pronto para lutar de igual para igual. “Se fosse o mesmo peso, o resultado seria outro, pois eu estava bem preparado”, lamenta.
Agora, ele conta que vai descansar nas próximas semanas, para depois retomar os treinamentos, visando novos desafios. O lutador destaca que inclusive já está em contato para participar de novas lutas.