Você sabia que o jogador Pelé já esteve em São Bento do Sul? Foi no final de setembro de 1996, quando ele veio prestigiar a solenidade de abertura da 36ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), sediado no município. Na época, Pelé ocupava a posição de ministro extraordinário dos Esportes e foi considerado a “atração maior” do evento.
A solenidade de abertura começou com as crianças escrevendo no solo a saudação de “bem-vindos”. Posteriormente, foram formados os aros olímpicos que serviram para abrigar os atletas das cidades que participaram. E em seguida, veio o hasteamento das bandeiras. O ponto de maior emoção foi o acendimento da Pira Olímpica, seguido pelo juramento dos atletas.
Pelé teve até a chance de fazer um pronunciamento no evento, quando agradeceu o carinho com que foi recebido no município. Durante uma coletiva de imprensa, ele chegou a comentar que o Brasil havia se candidatado para sediar os Jogos Olímpicos de 2004, e sua participação como ministro dos Esportes seria fundamental para que o país fosse escolhido.
Veja um trecho do que foi publicado na época:
O ministro extraordinário dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, teve dificuldade para chegar ao pavilhão de eventos da Promosul. No lado de fora, milhares de pessoas se exprimiam para cumprimentar o eterno Rei do Futebol.
Em seu pronunciamento, o principal ponto a ser destacado foi o carinho com que foi recebido na cidade. “Não tem dinheiro que pague uma manifestação de amor e carinho com que fui recebido nesta noite”, disse agradecido o Rei Pelé.
O fato até virou um vídeo no Instagram de A Gazeta. Assista: