Bombeiro explica técnica utilizada para evitar suicídio em São Bento do Sul

Por:

• Atualizado 4 anos atrás.

A técnica do sucesso anterior, utilizada recentemente em São Bento do Sul para evitar um suicídio, está embasada em um trabalho do major Diórgenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo. O oficial paulista, uma das referências do assunto, inclusive tendo vários seguidores nas redes sociais, explica que as pessoas que atentam contra suas próprias vidas são denominadas “tentantes”. E, conforme ele, normalmente são indivíduos que estão em três grupos: dos agressivos, dos depressivos e dos psicóticos (com transtorno mental).

Em uma ocorrência, de acordo com Diórgenes, o atendente procura identificar o perfil. “Se a pessoa está gritando ou xingando, ela está no grupo dos agressivos. Se ela está quieta ou chorando, está no grupo dos depressivos. Mas, se a pessoa estiver fora da realidade, ou seja, sem conexão com realidade do cenário, ela está no grupo dos psicóticos”, relata. Dependendo do grupo em que o tentante está, a abordagem muda.

No caso específico da ocorrência em São Bento do Sul, foi utilizada a “técnica do sucesso anterior”, para fazer o tentante refletir suas possibilidades e capacidades pessoais. De acordo com subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar são-bentense, tenente João Ricardo Prochmann, os atendentes da ocorrência buscaram, por meio do diálogo, fazer a pessoa lembrar de situações difíceis pelas quais passou, conseguindo superar tais momentos.

Conforme as técnicas do major Diórgenes, dentre os exemplos que podem ser abordados estão problemas financeiros passados já superados, crises conjugais que foram vencidas e mesmo a conquista de outra vaga no mercado após uma demissão. O oficial do Corpo de Bombeiros de São Paulo cita, ao relatar as técnicas, que a abordagem sempre deve ser feita com cuidado e cautela.

Aniversário
A referida ocorrência em São Bento do Sul foi na noite de domingo (13), quando um homem de 50 anos queria se matar no dia do próprio aniversário. Bombeiros militares e comunitários, após um período de diálogo, conquistaram a confiança do tentante, e inclusive foram convidados pelo próprio para participar rapidamente da festa de aniversário. O homem foi convencido a ir ao hospital, para apoio médico. Policiais militares também prestaram apoio na ocasião.

Transmissão ao vivo
Na noite desta quinta-feira (17), às 19h30, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina vai transmitir uma conversa virtual sobre cuidados e formas de prevenção ao suicídio. Dois militares e uma psicóloga serão os responsáveis pelas informações, que poderão ser acompanhadas pelo canal oficial da corporação no YouTube.

Últimas notícias

Mulher analisando calendário e moedas sobre a mesa enquanto organiza um plano de pagamento mensal
RODOVIA DOS MÓVEIS - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Imagem de Santa Rita de Cássia segurando um crucifixo
Ilustração do signo de Virgem em azul em um fundo azul-escuro
Mulher virada de costas guardando bandeja em uma geladeira

Mais lidas

foguete
WhatsApp Image 2025-01-03 at 14.50
WhatsApp Image 2025-08-12 at 15.39
montagem de fotos
WhatsApp Image 2025-08-07 at 09.43

Notícias relacionadas