No Dia Mundial de Conscientização, deputado Pepê Collaço reforça a importância de debater sobre o autismo

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista, o deputado tem atuado na organização do ciclo estadual de debates

• Atualizado 4 meses atrás.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 2 de abril, o deputado estadual Pepê Collaço reforçou a importância do assunto ser discutido com frequência. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Espectro Autista, o deputado tem atuado na organização do ciclo estadual de debates “Autismo: Diagnóstico, Intervenção Precoce e Comportamento”, junto com a Assembleia Legislativa, Escola do Legislativo, Governo de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Educação Especial, Tribunal de Contas, Fecam, Udesc, Fundação InoversaSul e Federação das Amas de Santa Catarina (Feamas).

O evento já passou por Tubarão, no último dia 22, e Fraiburgo, no dia 26. Também receberão o seminário Balneário Camboriú (29/04), São Miguel do Oeste (24/05), Rio do Sul (07/06), Criciúma (14/06) e Joinville (27/06).

“É necessário discutir políticas públicas de inclusão escolar e fomentar informações sobre a intervenção precoce. Não temos números exatos, mas a estimativa é que uma a cada 27 crianças de até 8 anos tenha o espectro, um percentual bastante alto”, destaca Collaço.

As estatísticas indicam que a detecção do transtorno, marcado por dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, está em franco crescimento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que existam cerca de 2 milhões de autistas, mas essas informações estão desatualizadas.​


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

 

Últimas notícias

Ilustração do signo de áries em um fundo cinza
grave-ocorrencia-2
novo-marco-de-garantias_mcamgo_abr_251120211818-8
Trânsito central (6)
Charuto (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
Notas de falecimento (site)
Reunião Sindusmobil
Rafael de Andrade Fonseca
WhatsApp Image 2025-07-30 at 10.53

Notícias relacionadas