Está tudo pronto no Autódromo Lourenço Schreiner para mais um final de semana de velocidade e adrenalina. Isso porque o local recebe neste sábado (2) e domingo (3) a etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo (CCA). São cerca de 90 competidores inscritos nas categorias Old Fusca, Stock Car, Marcas e Autocross.
E as primeiras equipes começaram a chegar na tarde desta sexta-feira (1), como o piloto Michel Mueller, de Pomerode, que traz uma atração inédita para a pista são-bentense. “Minha história começou com 9 anos, no kart. Foram sete anos ininterruptos de campeonatos. Quando fiz 16, vim correr aqui na terra, já ganhei corridas em São Bento. Fiz 18 e fui pro brasileiro de rally de velocidadade, em 2017 fui campeão brasileiro, fui campeão gaúcho e da serra da Graciosa”, comenta. “Depois de sete anos, estou voltando pra esse campeonato que é sensacional e perto de casa. A expectativa é boa, a gente vem com um projeto novo que é o Gol G7, nunca colocado em pista de terra”, completou.
Outro piloto, desta vez da categoria Autocross, é Willian Busatto, de Vargem Bonita. “Aqui em São Bento do Sul é a terceira vez que venho participar. É a estreia nossa no CCA, sou o atual campeção da categoria Autocross 2023. Estamos com a expectativa de fazer um bom campeonato e se Deus quiser, mais um título”, frisou.
Além das pistas
Se engana quem pensa que que apenas um bom piloto garante o sucesso da equipe. Admilson Ávila de Souza é mecânico chefe da B Racing Preparações, de Jaraguá do Sul. Ele comenta que a preparação é constante, tudo para dar suporte aos pilotos em pista. “O motor é 1.6, cabeçote podemos mudar do original, a suspenção é feita à gás com carga d emola específica. As rodas precisam ser reforçadas. Melhorando o desempenho do carro na pista a gente consegue trabalhar com a segurança do piloto também”, ressalta.
Outro detalhe está na parte interna do carro, que possui apenas o banco do motorista, as devidas proteções e chaves de comando. “O carro tem uma célula de segurança pro piloto, liberada pelo regulamento do catarinense, que fica mais leve o carro. O carro, quanto mais pesado, mais difícil de frear final de reta, por exemplo. O carro mais leve fica mais seguro e traz uma velocidade maior”, explica Admilson.
Organização e compromisso
Conforme Fabian Sprotte, presidente do São Bento Motor Clube, o evento está garantido para o final de semana, independente do clima. “Após três anos que tivemos essas situações de renovação da cessão, criamos nossa copa que também foi um sucesso. Agora deu certo pra trazer o CCA e estamos com a expectativa boa, temos bastante pilotos inscritos. Muitos pilotos, previsão (do tempo) ajudando e a expectativa de autódromo cheio. Já foram bastante ingressos antecipados, vai ser um evento fantástico de muito sol e adrenalina na pista”, ressalta.
Para Ademir Chiesa, o Nick, presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), a pista de São Bento do Sul é uma das melhores do estado. “Quando fala em São Bento, ta aí, uma sexta-feira e o movimento grande. A pista aqui é a melhor de Santa Catarina, todos os piltos que vem gostam de andar, tem uma turma boa pra trabalhar. Para mim, como presidente da federação, é um orgulho trazer pra São bento do Sul. Já vou entrar em contato com o presidente, quero trazer o Brasileiro aqui ou o Sul Brasileiro porque aqui merece ter um campeonato grande”, enfatizou.
Transmissão ao vivo
A abertura dos portões acontece às 8h30 de sábado, com início dos treinos livres, classificatórios e as corridas. No domingo os treinos começam às 9h, seguidos das provas valendo pódio. Os ingressos estão disponíveis apenas na portaria do evento, sendo R$ 60 para o final de semana e R$ 30 apenas para o domingo.
Os treinos e as corridas serão transmitidos ao vivo pela MEP Produções através do canal CCA Oficial (@ccaoficial) no YouTube.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕