Nazismo? Bandeira usada no desfile é do Império Germânico, dizem organizadores

Imagem mostra um grupo desfilando em um Ford 1929 com a bandeira

• Atualizado 3 meses atrás.

Fotos e vídeos de um dos carros utilizados no desfile de sábado da 40° Schlachtfest, em São Bento do Sul, causaram um alvoroço nas redes sociais. A imagem mostra um grupo desfilando em um Ford 1929 com uma bandeira nas cores vermelha, branca e preta, com a águia ao centro e a cruz de ferro no canto esquerdo superior.

De imediato, a bandeira foi ligada ao nazismo, movimento extremista que causou a morte de milhões de pessoas na Alemanha no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Conforme Jair Zaleski, professor de Direito e organizador do grupo em questão, a bandeira utilizada no veículo é do Império Germânico e não tem relação com o nazismo. “As pessoas estão confundindo, é levado a um condicionamento por causa da cor, mas ela não é uma bandeira nazista e não foi utilizada nesse sentido. Não tem suástica nela, é uma bandeira vendida amplamente na internet”, explica.

Zaleski afirma ainda que o intuito jamais foi causar tumulto e ressalta que o grupo não compactua com a situação que está sendo insinuada, no caso, a apologia ao nazismo.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas