Três ocupantes de um caminhão morreram após um acidente por volta das 5h30 da madrugada de sábado (25), na passagem de nível próximo à Borracharia Zé Colméia, na BR-280, no bairro Serra Alta. Um caminhão colidiu com um vagão de trem da América Latina Logística (ALL). Morreram na colisão Antônio Moreira de Bastos, Clebes Marques e Adriano José da Silveira.
Conforme o delegado Gustavo Muniz Siqueira, que estava de plantão no fim de semana na Polícia Civil, como o motorista faleceu, não há ninguém para ser responsabilizado. “O maquinista não tem qualquer culpa”, antecipou.
Segundo Muniz, o único que poderia responder pelas mortes culposamente poderia ser o condutor, caso se comprovasse ter havido negligência, imprudência ou imperícia. “Preliminarmente acredito tratar-se de culpa exclusiva das vítimas, o que não caracteriza qualquer espécie de crime, mas o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito irá analisar com mais calma o acidente”, concluiu.
Excesso de passageiros
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhão estava com excesso de passageiros. Na cabine havia cinco pessoas, dois a mais do que o permitido. Uma das vítimas segue internada, enquanto outra foi medicada e liberada. Este último percebeu que o caminhão iria bater no trem e pulou da cabine, sofrendo apenas leves escoriações pelo corpo.
O trem seguia de Rio Negrinho sentido São Bento do Sul e, como o maquinista sequer percebeu a colisão, seguiu viagem. O caminhão era da Bello Eventos e seguia para Pomerode, carregado com estruturas metálicas para montagem de um palco.
No jornal impresso desta segunda-feira (27) há todos os detalhes da batida e do resgate, além de entrevista com o proprietário do caminhão e o local de sepultamento das vítimas.