Uma ação focada no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, será realizada neste sábado (04) no bairro Brasília. O mutirão envolverá alunos da Unisociesc e da escola Professor Lúcia Tschoeke, contando com a distribuição de panfletos e orientações aos moradores. Dos 109 focos do mosquito na cidade, 18 foram encontrados no bairro Brasília.
A ação está programada para acontecer durante o período da manhã, das 9 às 11h30. “Vai ser uma espécie de mutirão. A Unisociesc vai estar nos apoiando com os alunos e a escola Professora Lúcia Tschoeke também estará envolvida com a fanfarra. Uma parte estará tocando na fanfarra e outra parte estará nos auxiliando na panfletagem e com as conversas com os moradores”, explica Sandro de Jesus Plazido, coordenador do setor de Entomologia do município.
Além dos voluntários, agentes de saúde e a equipe do Centro de Vigilância estarão na ação. “Pedimos para a população que venha nos receber e se engajar nessa campanha de combate à dengue. O bairro Brasília é o bairro com mais focos que temos na cidade, com 18. Estamos fazendo um trabalho específico para baixar o número de focos lá”, comentou Sandro.
A ideia, segundo Plazido, é sentir como será a ação de hoje para que ela possa ser replicada pela cidade toda. “Será um termômetro, queremos começar a fazer essas ações com mais frequência nos bairros onde temos mais focos. A ideia é começar a envolver mais as pessoas e conscientizar a comunidade”, disse.
Cuidado com bromélias
Ainda, Sandro comentou que esteve recentemente no bairro Rio Vermelho e visualizou muitas bromélias pela região. “Ela é nativa da mata, muito bonita, mas acumula muita água. A gente aconselha a colocar areia ou serragem para que a água não fique armazenada”, concluiu.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕