A posse do coronel Emerson Fernandes como novo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em substituição ao coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, marca o primeiro passo da ampla reforma no secretariado promovida pelo governador Jorginho Mello.
O acerto com o MDB finalmente se confirmou, com o ingresso do deputado federal Carlos Chiodini na Secretaria de Agricultura e do deputado estadual Emerson Stein, anunciados nesta terça-feira (18), em café da manhã com jornalistas. O governador busca agora apoio de outros partidos, como o Novo, por exemplo, principalmente após o prefeito reeleito de Joinville, com 80% dos votos, ter declarado apoio a sua reeleição. O fato é que Jorginho está em campo, procurando aliados, cruzando o estado com o programa “SC Levada a Sério”, com a missão de pavimentar sua reeleição.
Direita
A missão de Jorginho Mello é dura. Com a candidatura do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e a possível troca de Antídio Lunelli do MDB para o União Brasil, para também ser postulante ao governo, o atual governador terá outros dois representantes da direita bolsonarista como rivais em 2026. Um páreo duro, até mais do que 2022.
Contas em dia
No encontro com jornalistas, Jorginho Mello anunciou que SC está com as contas em dia e “livre do cheque especial”. Os dados estão no Panorama das Contas atualizado pela equipe da Secretaria de Estado da Fazenda. A análise técnica detalhou o desempenho do Governo do Estado nos últimos 10 anos, com atenção especial aos números de 2023 e 2024.
Terra Boa
O Terra Boa 2025 será lançado nesta quarta-feira (19) na abertura do 26º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho. O programa está em vigor desde a década de 1980 e fornece insumos agropecuários aos agricultores, para aumentar a produtividade das lavouras e criações. Em 2024, atendeu em torno de 58,7 mil produtores, foram aplicados R$ 97,03 milhões.
Menos acidentes
Em seis meses, o Contorno Viário de Florianópolis apresenta redução de 30% no número de acidentes entre os kms 204 e 208 da BR-101, em São José. Os dados são da Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia. No sentido Sul, a redução foi de 39%. No Norte, foi de 17,5%. No mesmo período, houve a diminuição do número de vítimas fatais nas ocorrências em 33,3%.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕