O governador Jorginho Mello confirmou nesta segunda-feira (17) que o coronel Emerson Fernandes será anunciado como novo comandante-geral da Polícia Militar SC (PMSC), em substituição ao coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
A mudança era prevista dentro dos quartéis, por dois motivos básicos: 1) Pelozato conseguiu unir oficiais e praças contra si, muito por conta de dificuldades no trato, desconfianças em relação aos subordinados e falas impróprias. 2) As imagens vazadas em janeiro – quando foi flagrado bebendo bebida alcoólica dentro de um batalhão em Tubarão, durante confraternização – foram a gota d’água. Emerson Fernandes atua dentro do comando-geral e terá como subcomandante-geral Joffrey Santos da Silva, antes cotado para assumir o cargo.
Imagem
Oficiais da ativa e da reserva esperam que a mudança no comando-geral possa recuperar a imagem da corporação, arranhada por discursos inadequados, tanto do comandante que vai sair quanto pelo governador. A expectativa é por uma virada de página e a retomada da confiança da PMSC junto à sociedade e às lideranças políticas de SC.
Mobilização
O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, terá uma reunião esta semana com a bancada catarinense, em Brasília, para tratar da redução orçamentária do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Políticas penais
A instalação do Comitê Estadual de Políticas Penais (CEPP/SC) acontece nesta terça-feira (18) na sede do TJSC. O evento faz parte do Plano Pena Justa, uma ação nacional para enfrentar os desafios do sistema prisional brasileiro, onde 663 mil pessoas cumprem pena em regime fechado e semiaberto. O plano será coordenado pelo Judiciário e Executivo, em parceria com 59 instituições.
Sem representação
O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, publicou artigo destacando a falta de representatividade dos estados do Sul e Sudeste nas mesas do Congresso. “A composição evidencia, mais uma vez, o descompasso entre a riqueza gerada ao País pelos estados do Sul e do Sudeste. As duas regiões estão subrepresentadas”, destacou o industrial.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕