MPSC prepara o mapa do feminicídio

Mapa do feminicídio será base para políticas públicas e ações de combate à violência de gênero

• Atualizado 8 horas atrás.

Encontro serviu para apresentar os principais marcos dos primeiros 100 dias de sua gestão (Foto: Cristiano Andujar/Divulgação/MPSC)

O MPSC está em fase final de elaboração do mapa do feminicídio, ferramenta estratégica para orientar políticas públicas de proteção às mulheres e fortalecer o combate à violência de gênero. A informação foi divulgada pela Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, durante encontro com jornalistas, na sede da instituição, em Florianópolis, em que a coluna esteve presente. O encontro serviu para apresentar os principais marcos dos primeiros 100 dias de sua gestão.

Num estado que se vangloria pelo alto padrão de vida e números econômicos superlativos, os índices de feminicídio envergonham, apesar da queda de 12% entre 2019 e 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública. ”Quantas mulheres mortas podemos considerar como um número aceitável?”, questionou Vanessa. ”O foco é próximo de zero.” Apesar da queda, nos últimos cinco anos foram 335 casos, numa média de 56 por ano, o equivalente a um por semana. O mapa do feminicídio deve ser apresentado em novembro.

Crime organizado
Vanessa Cavallazzi defendeu, ainda, que a Vara Estadual de Organizações Criminosas, criada pelo TJSC, seja destinada só ao julgamento de organizações criminosas armadas e que em relação ao colegiado de magistrados que atuará nos casos, apenas o juiz relator fique em anonimato. Pela formatação atual, todo o colegiado segue o modelo do “juiz sem rosto”.

Diálogo
Apesar das divergências, Vanessa Cavallazzi fez questão de destacar a boa relação com o Judiciário. “O TJSC sempre se mostrou aberto ao diálogo e ficou acordado que será feita uma avaliação após alguns meses”, disse a Procuradora-Geral, que em apenas 14% do seu tempo de mandato, já executou 24% das metas estabelecidas para sua gestão.

Fake
A assessoria do governador Jorginho Mello garante que a ideia de nomear o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) Secretário Executivo de Articulação Internacional, pasta ocupada atualmente por Paulinho Bornhausen, nunca existiu no governo. A especulação era de que, assim, o filho 03 do ex-presidente da República poderia seguir parlamentar, morando nos EUA.

Fim da novela
Foram encerradas esta semana as gravações da novela portuguesa Terra Forte, produzida pela emissora TVI, com gravações em Santa Catarina, em locações como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, em Florianópolis; além da Serra. A estreia está prevista para o segundo semestre de 2025 e a novela será exibida em mais de 90 países ao longo de 10 meses.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

nicollygregory
WhatsApp Image 2025-07-23 at 12.22
acidente--944x531
Fachada de museu com placa na frente em vermelho e branco e um lago
Recipiente branco com sopa amarela polvilhada com coentro

Mais lidas

Acidente das neves
WhatsApp Image 2025-07-18 at 16.15
WhatsApp Image 2025-07-22 at 15.23
homem-mata-amigo-tritura-corpo-em-liquidificador-e-esconde-na-geladeira-no-rj-1
WhatsApp Image 2025-07-19 at 19.43

Notícias relacionadas