Sexta-feira, 18 de abril de 2025

Mostra de Conhecimento resgata a história da Escola Menino Jesus

Evento acontece durante esta sexta-feira (30)

• Atualizado 14 dias atrás.

Durante está sexta-feira (30), a Escola Municipal de Educação Básica Menino Jesus, do bairro Vila Nova, em Rio Negrinho, está promovendo sua Mostra de Conhecimento e que traz, como principal atrativo, um resgate histórico da própria unidade de ensino criada através de uma lei municipal de novembro de 1977. Sendo denominada inicialmente como “Jardim de Infância Municipal”, a escola iniciou as atividades no ano seguinte, então com 60 alunos nos turnos matutino e vespertino e utilizando o salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida.

“Resgatamos o nosso contexto histórico, algo que não existia mais na escola, que estava extraviado, perdido, e ninguém mais sabia quem eram as primeiras professoras, quem foi a diretora, como foi fundada a nossa escola e qual é a história da nossa escola. Com essa Mostra a gente conseguiu fazer esse resgate histórico e queremos muito poder compartilhar com a comunidade em geral”, explica a especialista em Educação, e responsável pelo trabalho de pesquisa e resgate histórico junto as pessoas que ajudaram a criar a escola, Fernanda Cristine Pereira Madruga.

Segundo Fernanda, entre os registros que compõe a mostra está uma foto que representa o marco histórico da unidade de ensino, pois reúne pessoas que ajudaram a escrever o início da trajetória da escola: Orita Fernandes do Amaral, que deu o nome Menino Jesus e era secretária de Educação na época, Cecília Eloi Schroeder Pereira, que criou o Jardim de Infância Menino Jesus, Elisabeth Linzmeyer Peschel, uma das primeiras professoras e primeira coordenadora. O registro ainda traz a atual diretora, Vânia Pschisky, e a própria Fernanda, atual especialista.

Linha do tempo
1977 – Projeto de criação elaborado pela professora Cecília Eloi Schroeder Pereira e unidade criada pelo decreto Número 61 de 01 de novembro de 1977 e assinado pelo Prefeito Municipal Paulo Beckert, diretor de Administração Gervásio Simões da Maia e diretora de Educação e Cultura Orita Fernandes do Amaral.
1978 – Inicio das atividades através do primeiro “Jardim de Infância Municipal” com 60 alunos, em dois turnos: matutino e vespertino. De início foi usado o Salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Primeiras professoras: Cecília Eloi Schroeder Pereira e Elisabeth Linzmeyer Peschel
1979 – No dia 01 de setembro inaugura-se o novo prédio do Jardim de Infância Menino Jesus. No início de tudo era cobrado mensalidade das crianças para manter o Jardim de Infância.
1980 – Início das aulas no prédio novo, dia 08 de fevereiro sendo a primeira diretora: Joana Alves Pereira. No mesmo ano também criou-se o primeiro quintal para plantação de verduras e hortaliças e foi realizada a primeira Festa Julina da escola, no Salão da Igreja Nossa Senhora.
1981 – Passou de Jardim de Infância para “Casulo” com quatro horas de atividades. O primeiro uniforme escolar com meninos usando guarda pó xadrez verde e avental xadrez verde para as meninas. Criado uniforme para festas cívicas com calça verde lisa, camisa ou cacharrel branca.
1982 – Primeiro ‘bingo’ acontece no dia 23 de outubro com arrecadação de verbas para melhorias do Casulo e compras de materiais diversos.
1984 – Curso do Mobral (Movimento Brasileiro da Alfabetização) para aqueles que não conseguiram concluir em sua idade própria os estudos.
1985 – Imagem do Menino Jesus de Praga doado ao casulo pela senhora Cecília Schroeder mãe da professora Cecília. Uma missa aconteceu para a benção da imagem.
1986 – Unidade passou a ser nomeada novamente como “Jardim de Infância Menino Jesus” e unidade promove o Concurso de Rei e Rainha, Príncipe e Princesa da Festa Junina.
1991 – Com o passar dos anos, a escola enfrentou diversos desafios, como a escassez de recursos e a necessidade de um espaço maior. A comunidade, através de muita persistência, organização e trabalho em conjunto, mobilizoh recursos e a escola teve sua primeira ampliação de espaço.
2000 – Início da Construção do Primeiro Refeitório da escola.
2004 – Transformação do Centro Municipal de Educação Infantil “Menino Jesus” em Escola Municipal de Educação Básica.
2005 – Unidade de ensino passa a oferecer o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas