Faleceu neste sábado (6) o empresário Heinz Engel, aos 94 anos, figura central na história do setor industrial de São Bento do Sul e um dos nomes mais influentes da trajetória da Condor, maior fabricante de produtos de higiene pessoal da América Latina.
Presidente do Conselho de Acordantes da Condor e integrante do Conselho Superior da ACISBS, Heinz Engel sempre foi lembrado pela atuação firme e pela capacidade de inspirar colaboradores, empresários e lideranças do Estado. Em 2024, recebeu uma das maiores distinções da indústria catarinense, a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela Fiesc, ocasião em que se emocionou ao revisitar sua trajetória profissional e familiar.
Herdeiro de uma história iniciada por seu avô, Augusto Emílio Klimmek, fundador da Condor em 1929, Heinz ingressou na empresa ainda jovem. Após estudar engenharia mecânica na Alemanha, voltou ao Brasil trazendo conhecimento técnico que transformaria profundamente o parque industrial da companhia.
Ao longo de décadas, liderou modernizações, desenvolveu equipamentos, aprimorou processos e ajudou a consolidar um modelo de gestão que tornou a empresa referência nacional. Sob sua influência, a Condor avançou em governança corporativa, ampliou seu portfólio para mais de 1,5 mil itens e passou a exportar para mais de 30 países.
O velório acontece neste sábado (6) a partir das 21 horas na Igreja Luterana. No domingo (7), seguirá às 16 horas para cremação.




