Nos últimos dias, tem crescido o número de reclamações sobre a falta de cuidado com São Bento do Sul, com mato alto em calçadas e na beira das ruas. Após a publicações de críticas de leitores, outros enviaram imagens confirmando o problema e lamentando como o município está ficando feio e abandonado.
Quando questionada por A Gazeta sobre o mato na calçada, na última semana, a Secretaria de Obras apenas informou que conforme o Código de Obras e Posturas, a implantação e manutenção das calçadas/passeios é de inteira responsabilidade do morador/proprietário. “Seguimos a definição da Lei e por isso não efetuamos limpezas de calçadas defronte a imóveis/terrenos particulares”, diz o trecho da nota.
Veja algumas das reclamações:
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Mais de 200 notificações
Contabilizando somente de janeiro de 2021, até o momento, foram mais de 200 notificações realizadas pelos fiscais de postura da Prefeitura de São Bento do Sul. Conforme explicou o chefe de fiscalização, Acácio Drosczaka, o processo de fiscalização é feito periodicamente, onde através de denúncias pela Ouvidoria, é gerado processo e conforme legislação a Prefeitura deve ir até o local para averiguar a situação.
“O problema principal é que a população precisa se conscientizar, pois existem proprietários que são notificados de 3 a 4 vezes no ano. Além disso, ele tem o prazo de 15 dias para resolver o problema ou apresentar a sua defesa para nós, e são problemas simples, como a roçada de um terreno ou limpeza da calçada que podem ser solucionadas rapidamente”, explica Acácio.
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Bueiro entupido com lama e mato no Centro
Como denunciar?
Através da plataforma atende.net é possível protocolar a solicitação por meio digital na aba “Ouvidoria” tanto pelo site saobentodosul.atende.net quanto pelo aplicativo do atende.net, disponibilizado para o Google Play e Apple Store. Além disso, proporciona a garantia de sigilo absoluto a quem fizer denúncias envolvendo irregularidades no município.
Para que o cidadão possa acompanhar o andamento de seu pedido, um número de protocolo é fornecido após o envio da solicitação.
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Outros canais
Além do atendimento presencial e online, o setor de Ouvidoria ainda disponibiliza o telefone (47) 3631-6004 e o 156 para que a população possa entrar em contato. Também poderão ser feitas solicitações pelo e-mail ouvidoria@saobentodosul.sc.gov.br, pelo site da Prefeitura na aba Atendimento/Ouvidoria.
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