Não tem como passar em frente à casa da Gilvane Stiegler Streit e não se admirar com todos os detalhes da propriedade. Somente na varanda existem diversos itens de decoração (foto abaixo), mas é o interior da residência que guarda ainda mais surpresas.
A simpática moradora de Serra Alta tem um olhar aguçado para enfeitar cada cômodo da casa. Na cozinha, há potes e quadros de personagens conhecidos, como o Mickey Mouse. Mas é num quarto amarelo que ela guarda seu maior tesouro: coleção de bonecas.
O número ela não soube informar, mas garante passa de 100. E todas estão em perfeito estado, sendo que algumas têm mais de 20 anos. E tudo começou quando ainda era adolescente, graças à irmã Evelin Silvana, que comprou um bicho de pelúcia para Gilvane.
Depois, o gosto por colecionar os brinquedos foi aumentando. “Lembro que minha irmã tinha ido para o Paraguai e me trouxe um cachorrinho de presente. Comecei a colecionar, outras pessoas foram me dando de presente e foi aumentando”, sorri.
Aliás, a dona de casa guarda até hoje o presente dado pela irmã na década de 1980. “Ele já tem mais de 30 anos”, conta. Além das bonecas, Gilvane faz a coleção de outros objetos, como brindes personalizados, carros antigos e animais em miniatura.
Hoje, as peça ficam guardadas, mas também é comum que muitas crianças, filhas de suas amigas, visitem sua casa para brincar com as bonecas. Inclusive, já apareceram interessados em comprar a coleção, mas Gilvane é categórico em responder. “Eu não vendo”, diz, entre risos.
Amor pelos animais
Outra característica marcante da dona de casa é sua energia contagiante. Sempre com um sorriso no rosto, ela consegue animar até mesmo quem não a conhece. “Todo mundo tem altos e baixos, mas a maioria das vezes, sempre estou sorrindo. Ninguém tem culpa dos nossos problemas”, expõe.
No lar, ela também divide sua rotina com os animais. Ao todo, são 10 cachorros, quatro gatos, pássaros, como pombinhas e rolinhas. Também há porquinhos-da-índia, hamster, galinhas, patos e coelhos, de várias raças, como mini rex e gigante de flandes.
E todos eles entraram na vida dela através do incentivo de um amigo, sendo que faz três anos que ela começou a tê-los. “Sempre tive animais, mas fiz amizade com esse menino, técnico de enfermagem, ele amava bichinhos e me levou para comprar bichinhos diferentes, a ter mais amor pelos animais”, orgulha-se.
Entre os animais que ela não vive sem, é sua fiel companheira de quatro patas, a cadela Chiquinha. “Ela já tem 13 anos”, menciona.
Somente para tratar toda a bicharada, ela leva em torno de 1h30, sendo que ela precisa alimentá-los duas vezes ao dia. Agora, no verão, os cuidados serão redobrados, sempre mantendo a água fresca e fazendo a tosa nos cachorros. Na lida, para dar conta de todas as tarefas, ela recebe ajuda do marido Laurindo Streit.
E assim como os itens colecionáveis, ela não vende nenhum animal de estimação. “Eles dão tanto amor e carinho para gente. Não tem preço, sempre falo, quando entra para dentro do portão, já se torna um Streit”, encerra.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕