Morador de Gdańsk, na Polônia, o são-bentense Karel Dolinski contatou A Gazeta para falar de uma matéria veiculada no fim do ano passado, a qual abordou a iniciativa para construção de portais poloneses em São Bento do Sul, mais especificamente no acesso a Rio Natal e na localidade de Ano Bom, já nas proximidades da divisa com Corupá.
Karel atentou para um detalhe que pretende-se incluir nos pórticos e, segundo consta, ao longo do trajeto: a matrioshka (ou “matrioska” no Brasil), que são bonecas de madeira, umas colocadas dentro das outras.
Analista geoespacial na Boeing e docente na Universidade de Gdańsk, o são-bentense de 31 anos deixou uma observação. Segundo ele, a matrioska é um símbolo da cultura russa, e não especificamente da tradição polonesa. Como forma de contribuição ao projeto, ele sugere, por exemplo, que o Consulado da Polônia em Curitiba seja consultado para auxiliar nesse sentido.
A ideia de substituir os pórticos ocorreu a partir da realização de concurso por meio de uma parceria público-privada, por iniciativa das vereadoras Carla Hofmann e Terezinha Dybas. O concurso recebeu três projetos, avaliados por uma comissão, que escolheu o projeto da arquiteta e urbanista Shyarra Roberta Robl Becker e da engenheira civil Marina de Assis.
Shyarra comentou que as observações de Karel serão devidamente verificadas. “Nada impede que façamos correções”, disse ela, lembrando que as matrioskas já estavam estabelecidas no concurso. “Mas podemos reestudar essa questão”, comentou. Uma das pessoas consultadas pela arquiteta registrou que tal tradição das bonecas envolve países eslavos.
Nesse sentido, conforme sugestão de Karel, seria interessante verificar se os portais vão representar exclusivamente a cultura polonesa ou diferentes etnias que se estabeleceram em São Bento do Sul. “Não há dúvida que a matrioska é uma boneca eslava. Os russos, inclusive, são um grupo eslavo”, registrou ele, que viveu no município até os 18 anos e há 13 mora na Polônia.
Trâmites
Segundo a assessoria da Prefeitura, por parte do Departamento de Turismo de São Bento do Sul – que também está envolvido na iniciativa –, aguardar-se uma definição quanto a eventuais alterações no projeto, para que, futuramente, outros trâmites sejam encaminhados, tais como a busca por recursos, questão que deve contar com a participação da iniciativa privada, inclusive.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta sexta-feira (23).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕