As decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes, contra o empresário Elon Musk, com a retirada do ar da rede social X e os embargos a Starlink, detonaram uma onda de protesto em favor da liberdade de expressão no Brasil; e em Santa Catarina, em particular. Atos estão programados em várias cidades, como Jaraguá do Sul, Chapecó, Tubarão, Itajaí e Florianópolis, por exemplo, em sintonia com o que acontecerá em São Paulo, na Avenida Paulista, este com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A saber se as últimas falas de Bolsonaro, em tom de armistício a Moraes, não esfriarão o movimento pelo impeachment do ministro.
Jorginho x Salvaro
O vídeo gravado pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, momentos antes de ser preso no âmbito da Operação Caronte, irritou o governador Jorginho Mello. Salvaro estranhou que a desembargadora Cinthia Schaefer, convidada para ser a secretária de Administração Prisional e Socioeducativa, foi quem assinou o despacho de sua detenção. Para o criciumense, a medida atinge seu candidato à prefeitura, Vaguinho Espindola (PSD), em detrimento da aposta do governador, Ricardo Guidi (PL). “Ele ofende a Justiça e o MPSC”, disparou Jorginho, “a Operação Caronte começou em São José e nem sei aonde vai parar”.
Irritação
Jorginho Mello lembrou que a Operação Caronte começou em São José, em 2020, e passou por outras cidades até chegar a Criciúma. O chefe do executivo catarinense revelou ainda que o convite inicial para a Secretaria foi para o desembargador João Henrique Blasi, que recusou. Há nos corredores do TJSC quem aposte que Cinthia Schaefer acabará não aceitando, tamanho o desgaste.
Royaltes de Petróleo
O conselheiro Wilson Wan-Dall, do TCE-SC, recebeu o presidente da Fecam e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, para discutir a construção de um documento que ofereça segurança jurídica aos municípios catarinenses que podem receber royalties do petróleo.
SC recebe jornalistas de três importantes portais portugueses para uma press trip pelo estado. A iniciativa visa apresentar os potenciais turísticos das nossas regiões e estreitar as relações com Portugal, agora com voo direto Lisboa-Floripa. As paradas incluem Balneário Camboriú, Garopaba, Praia Grande, além de Floripa. Será difícil eles não se apaixonarem.
Retomada na Alesc
A próxima semana marca a retomada dos trabalhos na Alesc, após breve pausa para dedicação às campanhas municipais. De cara, um pacote de 9 projetos de lei encaminhados pelo Executivo a serem apreciados. E na quarta (11), audiência com a Secretaria da Saúde para apresentação das ações nos meses de maio, junho, julho e agosto. Em pauta, o andamento da fila do SUS, que teve promessa de que seria zerada, mas todos sabem das dificuldades.
Indústria Eficiente
A Fiesc divulgou os nomes de oito das nove finalistas da etapa estadual do Prêmio Indústria Eficiente, um reconhecimento do SENAI e do SEBRAE às micro e pequenas empresas catarinenses. Elas foram selecionadas nas etapas regionais, realizadas nas cidades de Blumenau, Caçador, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages e Mafra. A etapa estadual será no dia 18, em Florianópolis.
Exemplos de SC
As empresas classificadas para o Prêmio Indústria Eficiente são: 2M Pet Bem (de Concórdia), Capital Mate Indústria e Comércio (Canoinhas), Casa Nova Ambientes Planejados (Caçador), Confecções Ubinski (Guaramirim), Dconcreto Estruturas Pré-Moldadas (Rio do Sul), Jafe Artefatos de Cimento (Joinville), Matéria Prima Indústria e Comércio (Turvo) e Sucos Celestino (Urubici).
Facisc
O Boletim Focus, do Banco Central, apontou que expectativas para PIB brasileiro de 2024 para 2,5%. Há um mês, a previsão era de 2,2%. De acordo com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (CIE/FACISC), esse movimento se deve aos recentes resultados do mercado de trabalho formal, que em julho teve saldo de 188 mil novas vagas de trabalho, sobretudo na indústria – aumento de 130% em comparação a julho de 2023.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕